O setor de Odontologia Oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) tem muito que comemorar. Na manhã da última sexta-feira (07), a primeira aluna da Residência Uniprofissional em Odontologia Oncológica, a dentista Michele Lopes, apresentou seu trabalho de conclusão de curso. O evento ocorreu na Biblioteca do Departamento de Ensino e Pesquisa do HCP, finalizando uma trajetória iniciada em 2015.
Durante a residência, Dra. Michele estudou o impacto da xerostomia na qualidade de vida de pacientes submetidos à radioterapia de cabeça e pescoço. A xerostomia, ou sensação de boca seca, é um dos efeitos colaterais deste tratamento. “Está sendo muito importante transformar em números o que realizamos aqui. Quando temos esses dados, conseguimos descobrir se estamos no caminho certo”, ressaltou o coordenador do programa e orientador da residente, Dr. Igor Henrique.
Para Dra. Michele, o período de residência aprofundou os conhecimentos que ela adquiriu na faculdade e foi fundamental para o aprendizado sobre o câncer. “A oncologia ainda não é uma especialidade da odontologia, mas há uma necessidade muito grande de profissionais especializados, porque nós sabemos que o câncer é uma das doenças que mais crescem no mundo”, enfatizou.