Uma nova turma de residentes agora faz parte do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Recém-chegados, 17 profissionais, sendo seis médicos e onze profissionais de outras áreas da saúde, foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (06), na Biblioteca do HCP. Ao todo, serão pelo menos dois anos de aprendizado teórico e prático, em uma rotina de trabalho que soma 60 horas semanais. Outros três residentes deverão chegar ao HCP ainda neste mês.
A residência é uma modalidade de pós-graduação direcionada para médicos e profissionais de saúde de áreas variadas. Atualmente, o HCP conta com quatro programas de residência: médica (cirurgia oncológica, mastologia, oncologia clínica e cabeça e pescoço), multiprofissional, uniprofissional em enfermagem e uniprofissional em odontologia.
Superintendente de Ensino e Pesquisa do HCP, o médico José Peixoto relembrou que o hospital tem vocação para o ensino de profissionais – há 30 anos, exemplificou, o HCP era referência na área de residência em cirurgia oncológica. Após um período de inatividade, os programas de residência do HCP começaram a ser retomados entre os anos de 2013 e 2014.
“Estamos dando continuidade a esse resgate. É uma satisfação podermos formar profissionais que irão trabalhar em uma patologia com incidência cada vez maior no Brasil e no mundo”, ressaltou dr. Peixoto. Hoje, além das residências, o HCP também oferece programas de mestrado e doutorado, em parceria com o A.C. Camargo Cancer Center.
Para o superintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonseca, as residências também são positivas para o hospital, uma vez que elevam o nome da instituição e atraem parcerias e cooperações científicas. “Elas também motivam os profissionais da casa a se atualizarem e voltarem a estudar. Isso melhora o serviço do hospital, principalmente em prol dos nossos pacientes”, reforçou.
ACOLHIMENTO – Os novos profissionais do HCP fazem parte de um grupo de mais de 1,2 mil residentes que foram selecionados pela Secretaria de Saúde do Estado para continuarem sua formação em hospitais vinculados à rede pública estadual. Na última sexta-feira (03), eles participaram de uma recepção realizada no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. Entre outros nomes, o evento contou com a presença dos secretários de Saúde do Recife, Jailson Correia, e do Estado, Iran Costa.
“Se vocês fizerem uma boa residência, vocês serão bons profissionais – esse período será fundamental para vocês”, opinou Iran Costa, que também é médico, reforçando que Pernambuco é um estado com vocação muito forte para a formação médica no País. A prova disso é que cerca de 40% dos residentes que atuam aqui são provenientes de outros estados.