Um dos principais desafios das instituições de saúde é desenvolver métodos para aprimorar a assistência ao paciente. E no Hospital de Câncer de Pernambuco não é diferente. Para desenvolver a missão e alcançar a visão instituídas, o hospital vem passando por uma nova gestão de processos assistenciais.
A implantação da Farmácia Satélite é um desses processos. Inaugurada na última semana de janeiro, a unidade tem como objetivo oferecer um atendimento eficaz e mais rápido, próprio da necessidade do paciente atendido no setor. Mas os benefícios não param por aí: com a descentralização do serviço, o controle da medicação ficou mais fácil, seguro e eficaz.
Diante disso, tanto pacientes quanto os colaboradores serão beneficiados. “Outro ganho bastante importante é a otimização das atividades da enfermagem. Os profissionais terão mais tempo para se dedicar ao paciente, visto que não precisarão se deslocar até a Farmácia Central”, destaca Juvanier Cruz, coordenadora da Farmácia do HCP.
Agora, a separação e a dispensação de materiais e medicamentos são feitas na própria Farmácia Satélite. “O farmacêutico plantonista dará suporte e o pedido será retirado diretamente lá”, completa Juvanier.
“Após vários meses de estudos e análises, conseguimos implantar essa unidade para atender as demandas da Urgência, além de acréscimos e intercorrências da UTI 1. Trata-se de um trabalho conjunto dos setores de Farmácia e Processos, que fazem parte da Superintendência Técnica”, explica Raphaela Muniz, gerente de Processos. Ainda de acordo com Raphaela, agora será possível controlar melhor o estoque, evitando o desperdício. “Isso representa diminuição de custos, o que é totalmente positivo para o HCP”, afirma.
A implantação da Farmácia Satélite também faz parte do processo para a acreditação hospitalar e reflete o aprimoramento dos controles e qualidades que estão à frente da Gestão HCP.