O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, atingiu o número de 200.436 usuárias atendidas na última terça-feira (06). Entre os procedimentos, foram realizadas 45.694 consultas médicas e não médicas, 8.311 atendimentos de emergência, além de realizados 144.736 exames e 1.829 partos, sendo 1.334 normais e 495 cesáreas. “Estamos cumprindo a missão de atender a recifense com respeito e dignidade”, comemora a diretora geral da unidade, Isabela Coutinho.
Inaugurado em 10 de maio de 2016, o hospital, prestes a completar 10 meses de atividade, é uma unidade da Prefeitura do Recife que está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Neste período, a unidade se tornou referência de atendimento em saúde em diversos serviços, como a maternidade, que trabalha com a filosofia do parto humanizado. A prática é recomendada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.
O Centro de Parto Normal (CPN) do HMR conta com três suítes individuais e uma área de convivência comum. Todos os profissionais são treinados para propiciar um ambiente humanizado de parto e nascimento, baseado em evidências científicas, respeitando a autonomia da mulher. Equipamentos como bola, banqueta e cavalinho são utilizados para ajudar no pré-parto, para dar maior conforto para a mulher e auxiliar no alívio da dor.
A ideia é deixar o nascimento da criança transcorrer da forma mais natural possível, contando com o apoio de profissionais habilitados e equipamentos específicos, como uma banheira especial, única no Estado. São empregadas técnicas como banho e/ou imersão em água morna, massagens, aromaterapia e mudanças de posição. As escolhas são feitas de acordo com a vontade de cada mulher, da forma como ela se sente mais à vontade e com menos dor. Também são servidos chás calmantes ou estimulantes, a depender da necessidade.
Durante o parto, a gestante tem direito de ficar em companhia de duas pessoas. “Em geral, ela opta pela presença da mãe e do parceiro. A vivência conjunta da família no nascimento da criança reforça o relacionamento do casal”, relata a gerente técnica do HMR, Leila Katz. Além das suítes, a maternidade do hospital conta seis leitos de pré-parto e bloco cirúrgico.
Serviços e referências – O Hospital da Mulher do Recife – Dra. Mercês Pontes Cunha – oferece as seguintes especialidades médicas: Obstetrícia; Ginecologia (Geral, Climatério, Infanto-puberal, Colposcopia e Patologia Cervical); Neonatologia; Cardiologia; Mastologia; Sexologia Clínica; Endocrinologia; Psiquiatria; Reumatologia e Dermatologia. Atende também as áreas de Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, ambulatório para a população LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais-transgenitalizadas), Planejamento Familiar e Pré-natal de Alto Risco.
Possui ainda maternidade, enfermaria, centro de parto normal e Casa das Mães, além dos serviços de Farmácia; Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência; ouvidoria; salas de vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos; Aleitamento Materno e Agência Transfusional.
O HMR conta também com um centro de diagnóstico por imagem do mesmo porte de centros instalados em grandes hospitais da cidade. No centro, são realizados exames de raio X, ultrassonografia, mamografia, desintometria óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O hospital atende exclusivamente mulheres residentes no Recife, por meio da regulação municipal. À exceção é o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, que recebe mulheres de todo o Estado, por livre demanda. O Sony Santos fica aberto 24 horas por dia.