Na última segunda-feira (06), a UPAE do Arruda, que está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco, chegou à marca de 100 mil atendimentos em seis meses de funcionamento. Unidade de média complexidade, a UPAE atende a população recifense em consultas especializadas, exames e sessões de fisioterapia. “Em cada atendimento, nosso objetivo é dar ao usuário uma assistência de qualidade e humanizada”, ressalta a coordenadora geral, Adriana Bezerra. “Com dedicação e competência, estamos promovendo um atendimento de saúde integral”, completa o superintendente geral de gestão do HCP, Filipe Bitu.
Inaugurada em 30 de junho de 2016, a unidade realizou, até agora, 12.491 consultas médicas, 15.509 consultas não médicas, 6.222 sessões de fisioterapia, 9.123 exames de apoio diagnóstico e 56.789 exames laboratoriais, resultando em 100.134 atendimentos. O serviço tem equipe multidisciplinar e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. O acesso é por meio da regulação municipal. Ou seja, inicialmente, o usuário deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, de onde será encaminhado para o atendimento especializado da UPAE, caso haja necessidade.
Construída pelo Governo do Estado e repassada para administração do Recife, a UPAE do Arruda é gerenciada pelo HCP.
Especialidades – A UPAE do Arruda oferece nove especialidades médicas: Reumatologia, Endocrinologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Psiquiatria, Urologia, Pneumologia e Ortopedia. Conta ainda com apoio diagnóstico, oferecendo exames de Ergometria, Ecocardiograma, Raio–X, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva e Colonoscopia. Junto às outras categorias profissionais, a unidade possui o serviço de reabilitação motora com uma equipe especializada em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Dispõe também de atendimentos em Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social.