A equipe de Próteses Reabilitadoras do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) está com reforços durante o mês de janeiro. Convidados pela dra. Eliane Revoredo, responsável pelo setor, os protesistas Rafael Sotelo, Jucimara Santos e Renata Ghizzi estão participando de um estágio no setor. A ideia é que eles aprendam mais sobre as próteses reabilitadoras e a importância delas para os pacientes com câncer.
O setor de Próteses Reabilitadoras fornece, gratuitamente, próteses para pacientes que perderam partes importantes do corpo por causa do tratamento contra o câncer. Olhos, narizes e até maxilares ganham forma nas mãos da dra. Eliane e da sua equipe – e fazem muita diferença na vida dos pacientes. Agora, com os “estagiários”, o atendimento será reforçado. “A presença deles irá ajudar demais o HCP, porque estamos com material e iremos adiantar a produção de várias próteses”, explicou a cirurgiã-dentista.
Vindo de São Paulo, Rafael Sotelo contou que conheceu dra. Eliane durante um curso sobre próteses oculares, realizado no último mês de agosto. Após alguns contatos, surgiu a proposta de parceria. “Desde que me formei, me interessei um buco-maxilo. Fiz um estágio na área, mas também queria aprender outros tipos de próteses”, declarou, enquanto observava o trabalho da cirurgiã-dentista.
A vontade de aprender mais também é compartilhada por Renata Ghizzi, que veio do Paraná, e por Jucimara Santos, também de São Paulo. Jucimara, aliás, já tinha trabalhado durante quatro anos em consultório, mas acredita que a experiência no HCP será ainda mais enriquecedora. “Está sendo bem produtivo. O contato com a prótese e com os pacientes mostra que somos todos humanos e que estamos aqui para ajudar uns aos outros”, frisou.