Treze de dezembro de 2016. Uma data para ficar na memória. Esse é o sentimento que tomou conta dos mais de 40 alunos do Colégio Santa Maria que visitaram o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) na tarde da última terça-feira (13). Orientados pelo professor de Cidadania, Alexandre Borba, estudantes do 2º ano conheceram as enfermarias e conversaram com pacientes do hospital – crianças, adultos e idosos.
A visita faz parte do projeto “Somos solidários, somos Santa Maria”, que visa estimular a conexão dos alunos do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio com as diferentes realidades do mundo. “Queremos humanizar o nosso aluno. Isso faz parte da formação integral e irá influenciar a vida dele como pessoa e como profissional”, explicou Borba, que também é coordenador do projeto.
Em duplas, os estudantes conheceram a história de vários pacientes em enfermarias do HCP, incluindo a de cuidados paliativos e a pediatria. Foi nessa última que a estudante Beatriz Luna, 17 anos, viveu uma “experiência para a vida inteira”. Beatriz, aliás, carrega o sonho de ser pediatra. “Nós vivemos em uma bolha e nos importamos tanto com pequenas coisas, às vezes desnecessárias, enquanto algumas pessoas só precisam de um pouco de atenção. Eu saio daqui com a energia revigorada”, descreveu.
Iniciado este ano, esta é a segunda vez que o projeto “Somos solidários, somos Santa Maria” traz estudantes para o HCP. A primeira visita ocorreu no último mês de junho, com alunos do 1º ano. “Essa experiência só faz com que os alunos cresçam como pessoas e aprendam a se colocar no lugar do outro”, reforçou a coordenadora de Captação e Recursos do HCP, Monara Nascimento.