O verbo é confraternizar. Juntos, pacientes e fonoaudiólogas do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) celebraram, na manhã do último dia 13, o fim de mais de um ano de atividades do Grupo Ressoar. Desenvolvido pelo Serviço de Fonoaudiologia do HCP, o grupo apoia os pacientes do hospital que foram submetidos à laringectomia, quando há a retirada da laringe. As atividades do Grupo Ressoar serão retomadas em fevereiro de 2017.
“As reuniões do Grupo Ressoar ocorrem uma vez por mês. Além das atividades de fonoaudiologia, convidamos profissionais da casa, de diversas áreas, para que eles possam contribuir com orientações que sejam benéficas para o dia a dia dos pacientes”, explicou a fonoaudióloga e coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do HCP, Roberta Borba. No total, a equipe realiza mais de 700 atendimentos por mês, entre ambulatório e enfermarias.
DIA DO FONOAUDIÓLOGO
Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado no dia 9 de dezembro, o Serviço de Fonoaudiologia do HCP realizou uma série de atividades para os pacientes do hospital. “Este ano, elaboramos uma proposta diferente. Normalmente, atuamos mais com os pacientes de Cabeça e Pescoço, com quem temos uma ligação muito forte, mas nos estendemos, também, para a Quimioterapia e para a Fisioterapia”, comentou Roberta.
No dia 5, as fonoaudiólogas Érika Espíndola e Elaine Santos ministraram a palestra “Repercussões da Quimioterapia e Radioterapia na audição e alimentação” para quem estava presente na Oncologia Clínica. Já no dia 6, a oficina “Prática de Exercícios Vocais” foi ministrada pelas fonoaudiólogas Schirleyde Silva e Elaine Santos.