Trabalhar o ato de doar, em que o sujeito se desprende de si e passa a entender as necessidades do próximo. Esse foi o objetivo da visita dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Zumbi dos Palmares, do município do Cabo de Santo Agostinho, ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Na manhã da última quinta-feira (24), os alunos realizaram uma doação de brinquedos aos pacientes da pediatria. A atividade era parte de uma disciplina de direitos humanos e cidadania, ministrada pela professora Dilene Araújo que, há dois anos, realiza visitas a hospitais na capital pernambucana.
“Essa é uma campanha beneficente que tem como slogan Mãos que cheiram a rosas”, contou a educadora. Ao todo, 37 alunos estiveram presentes na visita, que passou por cada ala do Hospital. Para o aluno Victor Nery, do 2º ano, a experiência foi bastante inspiradora. “É um projeto bastante evolutivo, em que podemos aprender e, ao mesmo tempo, ensinar atitudes humanizadas de cuidado e atenção com os nossos semelhantes”.
Segundo Everaldo Martins, paciente do HCP, “não tem coisa melhor para um paciente do que uma palavra de conforto, não tem dinheiro no mundo que pague isso; é muito gostoso, faz a gente se sentir bem”. Após receber o diagnóstico, a família de Everaldo foi bastante tocada pelo trabalho de voluntários que visitam o hospital. Nos últimos meses, sua sobrinha passou a mobilizar amigos e colegas de trabalho para que realizassem visitas a outras instituições de saúde a fim de dar continuidade a esse tipo de prática.