Os corredores do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) foram preenchidos pelos sons harmônicos de violinos e violas no dia 16 de novembro. As músicas vieram dos instrumentos de integrantes da Orquestra Criança Cidadã, que visitaram e emocionaram os pacientes de setores como Urgência, Ambulatório, Triagem e Quimioterapia. Esta é a segunda vez que o projeto Música para Todos transforma a rotina do HCP.
Emoção, aliás, foi a palavra de ordem durante as apresentações. Na Urgência, a paciente Ivonete dos Santos pediu aos músicos que homenageassem seu marido, José Lima, com a música Como é grande o meu amor por você. “Completamos cinco anos de casados este mês e agora estamos aqui no hospital. Eu queria dizer que ele é um anjo, meu único amor”, declarou Ivonete.
O repertório da ação incluiu composições nacionais como Asa Branca e Carinhoso, além de clássicos como Por una cabeza, de Carlos Gardel. Por onde passaram, os músicos arrancaram aplausos dos pacientes. Na Quimioterapia, Janete Pires teve a possibilidade de conhecer a música erudita pessoalmente. “Eu só tinha visto pela televisão. É lindo, não tem como não gostar”, afirmou.
Parceria desenvolvida entre o Grupo EBRASIL e a Orquestra Criança Cidadã, o Música para Todos realiza, desde 2015, apresentações culturais no Recife e na Região Metropolitana. Hospitais, casas de acolhimento e complexos prisionais são exemplos de espaços beneficiados com a ação. “O nosso objetivo é levar música e cultura para pessoas que não tem acesso, como os pacientes que estão internados. Sempre recebemos retornos positivos das pessoas”, explicou a responsável pelo setor de Responsabilidade Social da EBRASIL, Marília Simas.