O Hospital de Câncer de Pernambuco vem a público comunicar, de forma dolorosa, a enorme perda sofrida na madrugada deste dia 31 de agosto de 2016, do médico dr Francisco Saboya Albuquerque Júnior, primeiro interventor da Instituição. Ele faleceu aos 87 anos de idade, deixando um grande vazio na saúde pernambucana..
Durante os anos de 2007 a 2013, dr. Francisco Saboya atuou como interventor do HCP, nomeado pelo então governador Eduardo Campos. Neste período, ele conseguiu realizar transformações profundas na instituição, resolvendo os graves problemas financeiros e administrativos encontrados, reformando todas as suas enfermarias, construindo um setor de quimioterapia de qualidade reconhecida e, principalmente, devolvendo a credibilidade ao Hospital e transformando-o numa instituição de referência no combate e prevenção ao câncer.
Nascido no dia 21 de junho do ano de 1929, no Rio de Janeiro, sua história profissional começa em 1955, quando conclui o curso de Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Naquele mesmo ano, ele que termina, na própria Universidade, o Internato em Técnica Operatória. Nos 40 anos seguintes, ele passa a atuar como médico cirurgião em Pernambuco. A partir da década de 1970, ao assumir o cargo de diretor do Hospital Regional de Arcoverde, inicia sua carreira de gestor de grandes hospitais do Estado. Encerra a sua carreira profissional em 2013, como interventor do Hospital de Câncer de Pernambuco.
Gestão no HCP
No início de sua administração no HCP, Dr. Saboya, como ficou conhecido, travou intensa luta que envolveu o Governo, os funcionários, os voluntários, os parceiros e os doadores. Com muita dedicação, conseguiu reerguer a instituição. Em seis anos, equilibrou as finanças, reduziu as dívidas, quitou os débitos com funcionários e fornecedores, e conseguiu outras vitórias e investimentos para o HCP, como: reforma nos setores de odontologia e próteses reabilitadoras, quimioterapia, enfermarias, ambulatório de cabeça e pescoço; inauguração do Sistema de Radiologia Digital e do Complexo Nutricional-Alimenta; aquisição de diversos equipamentos para prestar um atendimento cada vez melhor e humanizado; e sua última grande participação foi o anúncio da licitação para reforma do prédio anexo do HCP, obra que esteve parada por 15 anos.
Hoje, graças às reformas implantadas a partir da intervenção, o Hospital de Câncer de Pernambuco, a instituição tornou-se referência no seu campo de atuação no Norte e Nordeste do Brasil em sua jornada de assistir doentes que sofrem de câncer.
“Os médicos, estes profissionais que cuidam da vida humana no seu dia-a-dia, merecem todo o nosso respeito e admiração. Infelizmente, esse sacerdócio da Medicina ainda não é bem compreendido pela sociedade. Esses profissionais, que “dão de si antes de pensar em si”, precisam receber a atenção e o respeito que ainda lhes é devido. Acredito que chegará o dia em que toda a sociedade reconhecerá a dedicação e a abnegação de seus médicos e médicas. A eles os nossos mais sinceros agradecimentos e parabéns.”
Francisco Saboya
Ao longo de sua carreira, dr. Saboya recebeu várias homenagens, entre elas, a Ordem do Mérito Guararapes pelos anos de serviços prestados como interventor do Hospital de Câncer de Pernambuco. Além desse: prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira, recebido na Câmara Municipal do Recife; e:
* Homenagem pública prestada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, em reconhecimento ao Administrador Médico pela passagem do Dia do Médico, Recife, 2009
* Homenagem recebida da classe médica de Arcoverde por sua importante contribuição à medicina da cidade de Arcoverde e Região, 2003
* Agradecimento do CEPROMAR pelos serviços prestados ao Centro de Estudos e Promoção do Menor Abandonado, Arcoverde, 1977
* Homenagem pública prestada pelo Corpo Docente e Discente do Colégio Carlos Rios, em reconhecimento pela recuperação de um aluno (primeira cirurgia cardíaca realizada a céu aberto, em Arcoverde, com sobrevivência do paciente), Arcoverde, 1972
* Título de Cidadão Arcoverdense concedido por força de Lei, pelos relevantes serviços prestados ao povo de Arcoverde, principalmente aos menos favorecidos, Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde.1967.
* Condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes, em 2013, com o grau de grã – cruz da mesma ordem.
* Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira, concedido pela Câmera Municipal de Recife,pelos relevantes serviços prestados, à comunidade recifense.
* Agradecimento do Comandante do IV Exército, pela valiosa colaboração prestada ao pessoal civil e militar no Hospital Regional de Arcoverde, durante o exercício das Manobras do IV Exército, na região
* Agradecimento pela colaboração na tese “Enxerto Arterial”. Tese para provimento efetivo da Cátedra de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (primeiro transplante arterial da América do Sul, com sucesso)