Foi aberto, na última quinta-feira (14), o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência, no Hospital da Mulher, no Curado. O serviço é o único no País que oferece à vítima de agressão atendimento completo, que vai do médico até a perícia do IML. O hospital, inaugurado no mês de maio, é um equipamento da Prefeitura do Recife e está sob gestão da OS do Hospital de Câncer de Pernambuco.
Na forma tradicional, a vítima precisa buscar uma unidade de saúde, depois se dirige até a delegacia para registrar a ocorrência e, em seguida, vai para o IML, onde faz o exame de corpo de delito. “É nesse deslocamento que, muitas vezes, a mulher já fragilizada desiste de denunciar o agressor. E, com o centro de atendimento único, esperamos que ela se fortaleça para dar prosseguimento ao processo”, explica Isabela Coutinho. O Centro já está funcionando 24 horas por dia durante todos os dias do ano. Para ser atendida, a vítima precisa apenas ir até o serviço, que fica anexo ao Hospital da Mulher, justamente para manter a confidencialidade necessária nesses casos.
A estrutura física conta com dois consultórios, salas para atendimento psicológico, serviço social e sala de atividades, além de duas suítes para as pacientes, quarto de repouso para os profissionais, banheiros, posto de enfermagem e recepção. No setor vão atuar sete médicos, seis enfermeiros, seis assistentes sociais, seis psicólogos, além de perito do IML e recepcionista.
Humanização – O respeito e acolhimento à mulher vítima de violência foram pensados até mesmo na concepção do projeto do espaço onde funciona o Centro. A entrada foi construída numa lateral da casa, poupando a mulher de exposição e constrangimentos. Na parte interna, chama atenção pinturas e frases de coragem e fortalecimento, feitas voluntariamente pelo artista plástico Rafa Mattos.