Na manhã da última quinta-feira (30), foi realizada a inauguração da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Deputado Antônio Luiz Filho. Localizado no bairro do Arruda, o equipamento de saúde foi entregue à população graças ao trabalho integrado do Governo do Estado, que repassou os recursos, da Prefeitura do Recife, que atua na administração e doHospital de Câncer de Pernambuco, Organização Social de Saúde responsável pela gestão. Na unidade, serão oferecidas aproximadamente 20 especialidades e mais de 10 tipos de exames, o que representa cerca de 20 mil procedimentos por mês.
Num espaço de 1,2 mil m², o usuário pode ser consultado com um médico especialista e fazer exames específicos no mesmo local. Dessa forma, o atendimento é centralizado e o processo se torna mais ágil. Especialidades não médicas também serão oferecidas, entre elas, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional. Para ser atendido na UPA-E do Arruda, o usuário precisa de encaminhamento da unidade de básica de saúde.
“Com essa unidade vamos ter capacidade de atender uma demanda grande de forma digna”, afirmou Jailson Correia, secretário de saúde do Recife. “O Hospital de Câncer de Pernambuco topou o desafio de atuar como gestor da UPA-E e isso nos deixa gratos, pois sabemos que o DNA da humanização estará presente”, completou.
O médico Hélio Fonseca, superintendente geral do HCP falou sobre a importância da unidade para o Recife. “Entregamos para a população recifense um equipamento que contribuirá na melhoria do atendimento da saúde. O HCP assume mais uma vez a responsabilidade de conduzir uma unidade de saúde com o compromisso de acolher e atender os pacientes da melhor forma possível”.
Dr Hélio ressaltou ainda a relevância de Antônio Luiz Filho, que dá nome a UPA-E do Arruda, para o Recife. “Enquanto vereador e deputado, Antônio Luiz Filho prestou serviços grandiosos para a população, principalmente da zona norte. É importante resgatarmos da nossa história pessoas que fizeram a diferença com melhorias para o nosso povo”, concluiu.
Alguns atendimentos foram iniciados na tarde da quinta-feira e deixou algumas pessoas otimistas, como Sandra do Leite, que atua como líder comunitária no mesmo bairro. “Quem depende do SUS geralmente precisa enfrentar filas para conseguir atendimentos. Com essa UPA-E sabemos que isso vai começar a mudar. Imagina conseguirmos atendimento com os especialistas, fazer os exames num lugar só e ainda ser perto de casa”, declarou Sandra.
Gestão HCP – O Hospital de Câncer de Pernambuco é a Organização Social de Saúde responsável pela gestão das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializadas de Arcoverde (Sertão) e Belo Jardim (Agreste), do Hospital da Mulher do Recife e agora, da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Deputado Antônio Luiz Filho.