Na manhã da última segunda-feira (9), pacientes e acompanhantes das enfermarias São Lucas (térreo e 1º andar) comemoraram o Dia das Mães. O convite para o início da festa foi a música tocada no violão da voluntária Tânia Barreto. Aos poucos, os convidados se reuniram na Sala da Harmonia. Em seguida, o Superintendente Técnico do HCP, Dr. Fábio Malta, saudou quem estava presente e destacou a importância de lembrar das datas comemorativas. “Sempre fazemos questão de celebrar essas datas. Precisamos dar espaço para que os sentimentos sejam expressados e, a partir disso, suavizados”, declarou. “Essas datas, como o Dia das Mães, são repletas de emoção que devem ser sentidas”, completou Conceição Hander, coordenadora do serviço de Cuidados Paliativos.
Essa emoção podia ser vista nos olhos cheios de lágrima e foi exprimida por meio de palavras. “É muito lindo esse trabalho daqui. Fora todo o atendimento que dão a gente, ainda fazem questão de lembrar esses dias tão especiais”, declarou Cícera Santos, acompanhante de uma amiga, ambas são de Santa Maria da Boa Vista. “A gente fica longe de casa, mas encontra um monte de gente boa, que faz questão de cuidar”, completou Cícera com as lágrimas já escorrendo. Além da música ao vivo e do lanche preparado pela equipe de Nutrição do HCP, a celebração contou ainda com a presença dos Amigos da Esperança. O grupo visita o hospital mensalmente para entregar aos pacientes kits de higiene e lanches e meias para os acompanhantes. “Também fazemos massagem nos pés deles. É a nossa forma de contribuir para o alívio da dor e do sofrimento”, afirmou Ivânia Silva, coordenadora do grupo.
A celebração dos Dias das Mães ultrapassou as paredes da Sala da Harmonia e entrou na história dessas famílias. Todos eles receberam de presente, da equipe multidisciplinar, cartões temáticos com fotos dos pacientes para ficar de recordação.