Teve início, na manhã desta terça-feira (12), o dia de mesas-redondas do VI Simpósio Internacional de Oncologia Recife-Detroit. Compuseram a mesa de abertura o secretário de saúde, dr. Iran Costa, que já foi superintendente do Hospital de Câncer de Pernambuco, além do superintendente geral, dr. Hélio Fonseca, e o superintendente de Ensino e Pesquisa, dr. José Peixoto. Eles agradeceram a presença dos médicos e reafirmaram a importância do ensino e da pesquisa dentro de uma instituição de tão grande importância para a região, como o HCP.
O simpósio foi iniciado com a discussão de casos clínicos identificados no próprio HCP, com a presença marcante do dr. Wael Sakr, médico patologista do Detroit Medical Center (EUA). Um ponto relevante do evento foi a transmissão da cirurgia ao vivo de um tumor colorretal, realizada dentro do próprio HCP e vista pelos médicos e estudantes que estavam no auditório. Na ocasião, foi realizada uma colostomia protetora.
A sequência das discussões de casos clínicos se deu durante toda a manhã, a começar pela mesa-redonda de tumores gastrointestinais, seguida pela de Mastologia. Em ambos os casos, a discussão foi de casos clínicos, onde a opinião do dr. Wael Sakr foi sempre requisitada.
Um serviço de tradução simultânea foi acionado com o objetivo de facilitar a compreensão de todos e um coffee break foi servido para os participantes trocarem ideias. Dr. Hélio Fonseca aproveitou para reiterar que o Simpósio é “uma oportunidade única e muito importante para que os médicos da casa troquem experiências com médicos de outros países”.
Depois, foram as vezes das mesas-redondas de Cabeça e Pescoço, Oncoginecologia e Urologia. As discussões de casos clínicos foram seguidas, à exceção da Oncoginecologia, quando dr. Thales Paulo expôs uma pesquisa sobre citorredução e Hipec para tumores de ovário, cujas respostas ainda estão em análise, mas apresentam cenário promissor para tratamento.
O curso de Urologia foi remarcado para o dia 13 de abril, no Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária.
Aula de abertura
A abertura oficial do VI Simpósio Internacional de Oncologia Recife Detroit foi realizada na noite do último dia 11, no restaurante Spettus. O evento, patrocinado pela empresa Pfizer, reuniu médicos de diversas especialidades e coordenadores dos serviços de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.
O médico urologista Felipe Dubourcq, coordenador do Simpósio, fez a abertura solene. “É com muita satisfação que chegamos à sexta edição do Simpósio Recife-Detroit. Construímos uma parceria que só tem nos fortalecido”, afirmou. Em seguida, dr. Edson Pontes, referência mundial em Urologia reiterou o discurso de dr. Felipe. “Esse intercâmbio é bastante enriquecedor tanto para nós de Detroit, quanto para o HCP”, declarou dr. Edson.
Na sequência, dr. Donald Weaver deu início a aula com o tema Mutação genética em câncer gástrico e teve a contribuição do Dr. Wael Sakr, que comentou o assunto abordado. Ainda como parte da programação, o médico oncologista Rafael Caires ministrou aula com o tema Terapia alvo em câncer renal.