No último dia 19, o HCP sediou o II Simpósio de Fonoaudiologia em Oncologia, com o tema Atualidades na Reabilitação do Laringectomizado Total. O evento reuniu profissionais do corpo clínico do HCP e de outras instituições. Estudantes da área de saúde também estiveram presentes.
Dr. Fábio Malta, superintendente técnico do HCP, fez a abertura do evento e destacou a importância do ensino e da pesquisa para a instituição. “A retomada dos programas de residência médica reafirma o compromisso do hospital com a produção científica e a constante atualização dos profissionais”, afirmou.
Em seguida, Roberta Borba, coordenadora do serviço de Fonoaudiologia, abordou a reabilitação dos pacientes laringectomizados no HCP. “Aqui, utilizamos a voz esofágica como método de reabilitação vocal. Atualmente, cerca de 40 pacientes são ativos”, pontuou. Ainda de acordo com Roberta, esse número poderia ser maior, mas a distância geográfica (já que muitos pacientes são do interior do estado) dificulta o tratamento.
A atuação da equipe multiprofissional após a laringectomia também foi discutida no Simpósio, durante a mesa redonda coordenada pela fonoaudióloga Ana Maria Araújo. Para finalizar o evento, o psico-oncologista José Cruz, que é laringectomizado total, deu o seu depoimento e falou sobre as dificuldades e os momentos de superação após a cirurgia.
Veja as fotos: