Diante da epidemia de dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o Hospital de Câncer de Pernambuco lançou a campanha Juntos somos mais fortes. O objetivo dessa campanha é sensibilizar a população para a necessidade de combater o mosquito. Essa situação tem se agravado por causa da ligação do zika vírus com o aumento de casos de microcefalia, fato confirmado pelo Ministério da Saúde.
Até o dia 14 de novembro, foram notificados 119.646 casos de dengue (42.781 confirmados), em 185 municípios pernambucanos. Esses dados representam um aumento de 575,89% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 17.702. Já em relação à microcefalia, são 1.761 casos suspeitos no Brasil. Em Pernambuco, são 804 casos notificados, sendo 251 confirmados, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A participação da sociedade civil é fundamental no combate ao Aedes aegypti, visto que cerca de 90% dos focos dos mosquitos estão nas residências e quintais. Esse índice é alarmante pois qualquer local, recipiente ou resíduo de lixo que acumule água, reproduz o mosquito.
O combate ao Aedes aegypti é um compromisso de toda a população. Faça a sua parte e sensibilize familiares, vizinhos e amigos para enfrentar esse grave desafio que temos pela frente. Confira, abaixo, o material da campanha Juntos somos mais fortes. Compartilhe e junte-se a nós!
Material da campanha:
– “Lave os bebedouros dos animais…”