Com um ano e quatro meses de funcionamento, as Unidades de Atenção Especializadas (UPAEs) de Arcoverde e Belo Jardim, ambas administradas pelo Hospital de Câncer de Pernambuco, tem atendido de forma diferenciada às pessoas que mais necessitam. Além de médicos, existe uma equipe multidisciplinar focada em melhorar a qualidade de vida dos pacientes do interior de Pernambuco.
Atualmente, são 35 profissionais envolvidos no atendimento não médico, nas duas unidades. Nutricionistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos compõem o quadro de colaboradores. Do ano passado para cá, eles, juntos, somaram mais de 30 mil atendimentos.
De acordo com Lidiane Regino, Gerente de Enfermagem da UPAE de Belo Jardim, a importância desses profissionais está claramente relacionada à necessidade de que a saúde seja vista de maneira global. Além disso, à prevenção que, por sua vez, se liga a uma melhor qualidade de vida.
Atendimento – Para ser atendido pela equipe não médica, existem duas opções. A primeira é a realização de encaminhamento do médico da própria UPAE, aonde o paciente chega à unidade através da Regulação Estadual. A segunda, entretanto, é mais simples: Após esse primeiro contato e encaminhamento, a equipe multiprofissional identifica as necessidades de saúde do paciente, autorregulando na unidade, entre todas as especialidades.
Para todos esses profissionais, a administração também investe em educação continuada, através de palestras com temas variados: Saúde da mulher e do homem, orientações gerais de saúde, dicas práticas, entre outras. Eventualmente, palestras sobre o funcionamento das UPAEs são direcionadas aos pacientes e também realizadas, especialmente em datas comemorativas segundo o calendário da saúde.