Os mais de 200 voluntários do Hospital de Câncer de Pernambuco serão homenageados nesta sexta-feira (28), a partir das 8h da manhã, quando é celebrado em todo o país o Dia Nacional do Voluntariado. O grupo do HCP é vinculado à Rede Feminina Nacional de Combate ao câncer e presta atividades no hospital desde a sua fundação, em 1945.
A programação será aberta às 8h, quando um café da manhã será oferecido a pacientes, acompanhantes, colaboradores e voluntários. Em seguida, haverá apresentações de dança, rap e show do grupo Doutores da Felicidade. Às 10h, está marcada uma missa campal em ação de graças pela presença do voluntariado no HCP, sendo finalizada com um coral das voluntárias.
Atualmente, o trabalho do voluntariado vai desde serviços de beleza, oficinas itinerantes de renda e crochê nas enfermarias, confecção de perucas para mulheres em tratamento, atuação no bazar, recepção de grupos de visitas, distribuição de sopas, distribuição de kits de alimentação e higiene pessoal pacientes, entre outras atividades e eventos que humanizam as enfermarias.
Curiosidade A primeira voluntária do HCP foi dona Maria Esther Souto. De família rica e esposa de um político de renome (Aldemar da Costa Carvalho), ela tinha como parte da rotina as viagens constantes, festas na casa de amigos e reuniões com gente da alta-sociedade pernambucana. Em 1945, uma visita ao Hospital Pedro II fez o cotidiano de Esther dar uma reviravolta. Doentes deitados no chão o levaram fundar, junto com outras nove amigas, a Sociedade de Apoio aos Indigentes Hospitalizados (SAIH), mais tarde transformada na Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC) – que, por sua vez, acabou dando origem ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).