A semana do Hospital de Câncer foi dedicada a comemorar o São João entre os pacientes e colaboradores. Hoje pela manhã, no Espaço Renascer, a equipe multiprofissional, junto às pacientes mastectomizadas, montou uma quadrilha e uma mesa de comidas típicas para celebrar não somente a data, mas também a vida. A noiva da quadrilha, Maria Vencedora Aguiar, não tem esse nome por acaso. Ela é paciente da Mastologia Oncológica e conheceu o Espaço Renascer quando mais precisava de apoio psicossocial, lá encontrou. Quatro anos se passaram, a doença silenciou e, atualmente, só quer saber de viver feliz. Vencedora tem 58 anos e se divertiu muito no forró do Espaço Renascer.
Já a Rainha do Milho se chama Irene Elza dos Santos, 83 anos. Teve câncer há 25 anos e conheceu o Renascer há 18 anos, depois que o braço começou a inchar um pouco e precisou da Fisioterapia. Lá, encontrou verdadeiros amigos e alegria para dar e vender. “Adoro todo mundo aqui, venho me divertir porque ficar triste não vale a pena”, disse, cheia de sabedoria.
Segundo Érika Neves, psicóloga que acompanha de perto as mulheres mastectomizadas, o Espaço Renascer celebra todas as datas comemorativas do ano porque lá é espaço de compartilhar emoções, experiências, expectativas e também a festa de cada um. “Aqui realizamos todo o trabalho de reabilitação física, emocional e social. Isso tudo ajuda da saúde mental dos pacientes e, consequentemente, aumenta a imunidade de cada uma delas. É uma forma de aprendizado experiencializar a história do outro e enxergar como há tanta vida, mesmo com a presença do câncer”.
Mais São João:
Na manhã da última quarta-feira, na Enfermaria São Lucas, às 10h, foi realizado o Arraial do Saber Cuidar. Conceição Hander, chefe de Enfermagem, e Fátima Filgueiras, assistente social, foram as idealizadoras da ação, que tem a proposta de trazer mais vida aos pacientes internados no setor de Cuidados Paliativos, como forma de humanizar e aproximar eles da vida que tinham lá fora.
O corredor da enfermaria ficou completamente lotado com a presença de colaboradores, pacientes e acompanhantes. A festa foi conduzida ao som de Marivaldo do Acordeon, que fez o som para a quadrilha passar no corredor. Quem não pôde sair do quarto recebeu a festa na própria enfermaria. Dr. Tarcísio Lavadera e Conceição Hander foram os noivos da quadrilha matuta. Para Rei e da Rainha do Milho foram escolhidos, por unanimidade, o paciente Erinaldo Bezerra e sua esposa Lucineia da Cunha. O arraial acabou com o discurso do superintendente técnico Fábio Malta e com um café da manhã junino.