O debate da internet nesta quinta-feira (4) foi causado pela morte prematura do modelo Celso Santebañes, mais conhecido pelo nome de Ken Humano, por causa de suas inúmeras plásticas com o objetivo de ficar parecido com um famoso boneco da linha Barbie. O cerne da questão está sendo a má associação entre a Leucemia, doença que causou o seu óbito, as inúmeras cirurgias plásticas realizadas por Celso e o uso de hidrogel, uma substância ainda desconhecida pela academia médica.
Segundo Bruna Rosa, hematologista do Hospital de Câncer de Pernambuco, o modelo tinha Leucemia Linfóide Aguda Philadelphia positivo, um tipo de câncer no sangue muito grave, por isso, “a evolução da doença já era esperada”. Para complementar, ela ainda esclareceu que não há nada que comprove o uso de hidrogel como fator de desencadeamento da leucemia. “É uma substância muito recente no mercado, mas o fato é que não há nada que comprove que o uso da substância tenha gerado esta doença”, explica.
Já a relação com as cirurgias plásticas também é irrelevante, não tem relação com a saúde do sangue. “Cientificamente, acusar uma coisa ou outra de causar a leucemia é fora de cogitação. A questão que certamente afetou sua qualidade de vida foi o agravamento do quadro clínico de uma doença muito grave”, esclarece.
Celso Santebañes estava internado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) desde o dia 26 de maio para sessões de quimioterapia.
Câncer no sangue
Segundo a oncohematologista do HCP Danielle Padilha, o câncer no sangue é facilmente identificado, basta realizar um hemograma e consultar um especialista no assunto. São mais de 20 tipos de linfoma e 10 tipos de leucemia, por isso, avaliar como será o tratamento e quais são as chances de cura é um processo de varia de paciente para paciente. “Existe a possibilidade de apenas uma via de tratamento ou a combinação de até três, a exemplo da radio, quimioterapia e ou o transplante da medula óssea”, explica. Os sinais de alerta são simples. Se o paciente apresentar febre, infecções que não se explicam facilmente, perda de peso significativa (10% do peso), sangramentos, manchas roxas ou fadiga excessiva, é necessário consultar um especialista para avaliar a situação clínica.