Para a OMS, o tabagismo é uma doença: trata-se de uma dependência à droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro e libera substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem estar. Por isso, torna-se facilmente uma prática viciante.
As dependência da nicotina é muito complexa e seu tratamento requer um autoconhecimento das razões que fazem o indivíduo fumar, orientações de como parar de fumar, como resistir à vontade de fumar e, principalmente, como viver sem cigarro. Ao parar de fumar, é possível sentir alguns sintomas desagradáveis, como irritabilidade, agressividade, tonteira, dor de cabeça e o forte desejo de fumar. Esses sintomas fazem parte da síndrome de abstinência da nicotina e podem ser amenizados com o uso de medicamentos.
O que muitos não sabem é que o SUS oferece tratamento para tabagismo em suas unidades de saúde em vários municípios brasileiros, com profissionais de saúde capacitados, materiais de apoio e medicamentos gratuitos. Para quem é fumante, as informações estão contidas nas embalagens de cigarro. O SUS dispõe de uma ouvidoria geral, através do número 136, que dá várias dicas e orientações para quem deseja largar o vício. Além de prestar um atendimento humanizado por telefone, os atendentes do SUS direcionam os interessados às unidades de saúde mais próximas para que se possa dar inicio ao tratamento.
Se você fuma, está esperando o quê? Livre-se de uma vez do cigarro!
Serviço: Ouvidoria geral do SUS
Número: 136 (gratuito para todo o Brasil)
Funcionamento: De segunda a sexta, das 7 às 22h (de Brasília). Sábados e domingos, das 8 às 18h.
Orientações para parar de fumar: opção 5