Na manhã da última sexta-feira (13), foi realizada a inauguração oficial do Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha (HMR). Com uma área total construída de 13.348,98 m² e instalado num espaço de 30 mil m², o hospital é a maior unidade de saúde construída pela Prefeitura do Recife em toda a sua história. Entre recursos municipal, estadual e municipal, foram investidos na obra e na aquisição de equipamentos R$118 milhões. O Hospital de Câncer de Pernambuco é a Organização Social de Saúde responsável pela gestão do HMR.
O Hospital da Mulher do Recife, localizado na BR-101, no bairro do Curado, iniciou efetivamente os atendimentos no dia 10 de maio. Desde então, centenas de consultas e exames já foram realizados. O equipamento começou a funcionar com capacidade para realizar quase 12 mil exames e 5 mil consultas por mês.
A solenidade de inauguração foi acompanhada por mais de 1.000 pessoas e contou com a presença do prefeito Geraldo Júlio, do governador Paulo Câmara e demais lideranças políticas; além do Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correria e do Secretário de Saúde do Estado, Dr. José Iran Costa. A superintendência do HCP também esteve presente.
“Esse hospital era apenas um sonho da gestão do prefeito Geraldo Júlio, hoje ele se torna uma grande realidade. Tenho convicção da participação efetiva da primeira dama, Dra. Cristina Mello, pois sei o quanto ela é sensível as causas sociais”, declarou Dr. Hélio Fonseca, Superintendente Geral do HCP. “O HCP chega até aqui para fazer parte dessa história e muito nos honra por ter sido a instituição com modelo de organização social vencedora do processo de licitação pública”, completou.
Dr. Hélio falou ainda sobre a gestão do Hospital da Mulher. “Faremos aqui uma gestão como hoje já realizamos no HCP: com muita responsabilidade, compromisso, empenho e sobretudo com olhar sempre atento e ativo para um melhor acolhimento das nossas pacientes. Nossa premissa será a humanização e humanizar é olhar para os outros com o olhar do coração”,
Os serviços da unidade estão sendo implantados de forma gradativa. Essa medida é necessária para oferecer uma melhor assistência para as usuárias. Quando tiver em pleno funcionamento, o Hospital da Mulher do Recife poderá realizar mais de 67 mil procedimentos por mês – partos, cirurgias, exames, internações, consultas especializadas, entre outros atendimentos necessários para garantir a assistência integral à saúde da mulher. O HMR conta com um total de 150 leitos e tem capacidade para atender 400 partos e 250 cirurgias por mês. A unidade conta com duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo uma com 10 leitos para bebês e outra com 10 leitos para mulheres, duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) com 27 leitos, 16 consultórios especializados (ginecologia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, hematologia, psiquiatria, entre outros) e realiza exames de imagem (tomografia, ressonância magnética, ultrassom, raio x, entre outros). Para atender as mulheres, o hospital conta com 1.108 profissionais (158 médicos; 236 outros profissionais de nível superior; 552 profissionais de nível médio/administrativo; 162 profissionais de nível fundamental).
Para ter acesso aos procedimentos ofertados pelo HMR é necessário seguir o fluxo de marcação estabelecido pelo município, por meio do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg), com encaminhamento efetuado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs ou Upinhas) de referência da usuária, sempre respeitando a ordem cronológica da solicitação e a classificação de risco que é preconizada pelo Ministério da Saúde.
EQUIPAMENTOS:
Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT)
– Tomografia
– Patologia Clínica
– Eletrocardiografia
– Densitometria Óssea
– Urodinâmica
– Radiologia Convencional e Contrastada
– Tococardiografia
– Colonoscopia
– Ultrassonografia
– Ecocardiografia
– Endoscopia
– Mamografia
HOSPITAL DA MULHER EM NÚMEROS:
– 1.108 profissionais em atuação no pleno funcionamento;
– 158 médicos;
– 236 outros profissionais de nível superior;
– 552 profissionais de nível médio/administrativo;
– 162 profissionais de nível elementar;
– 13.348,98 m² de área construída;
– 150 leitos (internamento)
Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR