abril-amarelo-logo-2019.png

NOSSA CAMPANHA

O câncer ósseo é uma doença rara, que representa menos de 2% de todos os tipos de tumores malignos – mas, apesar disso, ele é um câncer agressivo, com alto índice de mutilações e de mortalidade. Atento à necessidade de conscientização sobre a doença, o HCP criou a campanha Abril Amarelo, que visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Somente em 2018, a instituição recebeu mais de 600 novos pacientes diagnosticados com câncer ósseo.

TIPOS DE CÂNCER ÓSSEO

OSTEOSSARCOMA
É o câncer ósseo mais comum na infância e na adolescência – especialmente nas fases dos “estirões de crescimento”.
Atinge principalmente ossos longos, como o fêmur e a tíbia, e a região do joelho.

CONDROSSARCOMA
Originário nas células que produzem a cartilagem, esse é o tipo de câncer ósseo mais comum em adultos. Podem se desenvolver em qualquer região do corpo, como ossos da pelve, braços e coxas. Normalmente, são pouco agressivos.

SARCOMA DE EWING
É o segundo câncer ósseo mais comum em crianças e adolescentes. Além dos ossos, também podem se iniciar em outros órgãos e tecidos. Os locais mais comuns são a pelve e os ossos das pernas e braços.

É POSSÍVEL PREVENIR?

A causa exata do câncer ósseo é desconhecida e, além disso, não existem fatores de risco associados ao desenvolvimento nem formas de prevenção. Estar atento aos sintomas iniciais é a melhor forma de diminuir os riscos de mutilações, melhorar a sobrevida e aumentar as chances de cura. Se identificar algo estranho, procure um ortopedista oncológico.

SINTOMAS

Dor Óssea

Fratura

Nódulos

Fadiga

Inchaço nas Articulações

Perda de Peso Repentina

LOCAIS COMUNS

locais-comuns-corpo-humano.png
  • 81 3217.8000
  • hcp@hcp.org.br
assinatura-marketing.png