Coral Ressoar do HCP retomará apresentações após dois anos de pandemia - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Coral Ressoar do HCP retomará apresentações após dois anos de pandemia

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

IMG_8461.JPG

A apresentação marca o encerramento da campanha Julho Verde

Após dois anos de pausa devido à pandemia da covid-19, o Coral Ressoar do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), grupo formado por pacientes laringectomizados, ou seja, que removeram a laringe e cordas vocais em decorrência do câncer, retornarão às tradicionais apresentações musicais na próxima quarta-feira (27), no jardim dos ambulatórios do HCP. A data marca o encerramento da campanha nacional Julho Verde, mês de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço.

O dia da apresentação também será de grande emoção. A retomada será sem um importante integrante da equipe, o violonista Paulo Bezerra de Lira, falecido em decorrência do coronavírus, no ano passado. Assume o músico Gabriel Lira, de 17 anos, filho de Paulo, que dará continuidade ao trabalho voluntário do pai.

A fonoaudióloga Érika Espíndola, responsável pelos ensaios mensais e pela organização dos pacientes nos dias de apresentação, explica que o coral é muito importante para os pacientes e a retomada já era mais do que esperada. “Nós fazemos todo um trabalho de reabilitação vocal e de adaptação para que o paciente consiga alimentar-se e se comunicar. O coral é um exercício que vai além da música, pois é um momento de interação e de superação”, diz a profissional.

Para Ivo Costa, 67 anos, paciente do HCP e integrante do Coral Ressoar, participar das apresentações é um momento de grande realização. “Estava ansioso para voltar aos ensaios e apresentação. Amo esse hospital e amo fazer parte desse grupo. As fonoaudiólogas são anjos que me fizeram voltar a falar, agora eu posso até cantar”, destaca emocionado. Além dos pacientes, fazem parte do coral os fonoaudiólogos e voluntários da instituição. Entre as músicas do repertório, está ‘É preciso saber viver’, do cantor Roberto Carlos, interpretada sempre com muita emoção pelos componentes

O Coral Ressoar é um projeto criado há nove anos pelo departamento de fonoaudiologia do HCP. Cerca de 22 pacientes cantam no grupo graças à técnica da voz esofágica, que possibilita ao paciente a emissão de sons por meio das contrações do esôfago, ensinado na reabilitação feita pela equipe de fonoaudiologia.

Julho Verde

Julho Verde é a campanha nacional criada em atenção aos cânceres que acometem a região da cabeça e pescoço, termo utilizado para o conjunto de tumores que se manifestam na face, boca, laringe, faringe, glândulas parótidas, glândulas salivares, tireoide, e ossos da cabeça e pescoço, portanto, mexem com a estética facial, a deglutição, a alimentação e a voz do paciente.

Por ter sintomas parecidos com outras condições clínicas, como aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão, muitas vezes os sintomas são negligenciados. Cerca de 76% dos casos de câncer de cabeça e pescoço, segundo o INCA, são diagnosticados tardiamente, aumentando as possibilidades de sequelas no paciente, além de elevar a taxa de mortalidade. Por conta da região onde se concentram, mexem com a estética facial, a deglutição, a alimentação e a voz do paciente.

Historicamente esses cânceres estão ligados ao consumo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) e a exposição ao sol. A prevenção primária se enquadra em evitar os fatores de risco: não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso e não praticar sexo oral sem proteção. Manter hábitos saudáveis, uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista podem propiciar diagnósticos em estágios mais iniciais e garantir o sucesso do tratamento. 

Referência em tratamento oncológico, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lançou uma série de conteúdos sobre o tema que podem ser conferidos nas redes sociais @sigahcp e no site hcp.org.br.

Serviço

Apresentação do Coral Ressoar
Quando: 27 de julho, às 9h.
Onde: Jardim dos ambulatórios do Hospital de Câncer de Pernambuco