HCP recebe o Hemope para orientações sobre doação de sangue - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

HCP recebe o Hemope para orientações sobre doação de sangue

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

oi.jpeg

No mês do Junho Vermelho, campanha de conscientização a doação de sangue da Fundação Hemope, o HCP uniu colaboradores de setores estratégicos para falar dos desafios da captação de doações de sangue, além de conscientizar para a importância do ato. 

A palestra foi realizada na última sexta (17), na biblioteca HCP. O Hemope, instituição parceira do HCP enviou a palestrante, a pedido da agência transfusional do HCP, que organizou o evento. Representantes das unidades cirúrgicas, além do serviço social, atendimento, hematologia e outros departamentos estiveram presentes para também entender quais as dificuldades ocasionadas pelo baixa reserva de sangue no hospital.

Gabriela Ortega, assistente social do Hemope, contou a história da fundação e trouxe simuladores de bolsas de sangue e hemocomponentes, além de explicar quem estar apto a ser um doador.

"A gente precisa conscientizar os nosso profissionais antes de tudo", disse a enfermeira Austriele Sales, enfermeira da agência transfusional. Ela explica que a falta de doadores de sangue implica nas cirurgias de pacientes que necessitam da transfusão, por exemplo.

Para Elaine Melo, enfermeira da educação permanente, a palestra foi uma boa oportunidade para engajar colaboradores. "O evento é uma estratégia de capacitação para os funcionários de saúde envolvidos na orientação dos nossos pacientes, que em algumas fase do tratamento venham a necessitar de sangue para suas cirurgias e tratamentos. Desta forma, além dos profissionais serem potenciais doadores, eles podem, através das suas orientações, engajar o paciente para conseguir doações de sangue".

palestra2 (2).jpeg