Dia da Higienização das Mãos é destaque no HCP - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

O pouco com amor é muito

Empresas e clientes unidos para ajudar no tratamento contra o câncer no Hospital de Câncer de Pernambuco

  • SOU CLIENTE E QUERO DOAR
  • SOU EMPRESÁRIO E QUERO CONTRIBUIR
  • CONTINUAR PARA O SITE

Dia da Higienização das Mãos é destaque no HCP

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

destaqueintranet.png

Pode parecer um ato simples, mas a higienização das mãos é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções relacionadas à assistência à saúde afetam milhões de pacientes e têm um impacto significativo nos doentes e nos sistemas de saúde em todo o mundo. Por isso, a OMS, desde 2007, instituiu o 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos, para criar um alerta sobre esse ato tão importante. Ainda, o ato de higienizar as mãos corretamente é umas das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (Meta 05).

Sabe-se que a maioria das gripes, resfriados, hepatites, intoxicação alimentar, infecções hospitalares e, até mesmo, a Covid-19 são transmitidas pelas mãos contaminadas. A higienização das mãos ganhou bastante atenção no mundo todo com a pandemia do novo coronavírus, mas essa atitude de higiene considerada básica sempre foi muito incentivada, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções.

Ação no HCP

No Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), a equipe do departamento da Qualidade vem desenvolvendo diversas ações internas com o objetivo de fazer esse importante alerta. Neste ano, em visitas aos departamentos, reforçaram a adesão à prática de lavar as mãos como medida essencial para a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). Em uma dinâmica muito divertida, foi ensinada a forma correta de lavagem das mãos. Vendado, o colaborador (a) vestia uma luva e recebia um pouco de tinta em suas mãos. Ao movimenta-las simulando a lavagem, era possível verificar as áreas que não foram bem higienizadas, mostrando a importância de lavagem ser feita corretamente.

IMG_0109.JPG

IMG_0230.JPG

Para lavar as mãos de forma correta, eliminando os germes e bactérias é preciso seguir alguns passos.  É importante destacar que lavar apenas com água não é a forma certa, é necessário o uso do sabão e o processo dura de 30 a 40 segundos. A higiene deve ser frequente e realizada com sabonete líquido, água corrente e álcool em gel. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a população, por meio de uma medida simples como esta, podem desenvolver um papel importante na prevenção das infecções.

IMG_0124.JPG

IMG_0180.JPG

Na próxima semana, entre os dias 12 e 13, a equipe da Qualidade, com o apoio do departamento de Comunicação e Marketing, gravaram o nome vídeo de lavagem das mãos da instituição. 

listadetransmissão03.png