Agência Transfusional do HCP contribui para salvar vidas - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Agência Transfusional do HCP contribui para salvar vidas

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

bancodesangue1.jpg

O sangue é elemento vital para a vida humana, principalmente para a vida daqueles que mais precisam. Todos sabem da importância da doação de sangue e dos benefícios que esse ato de solidariedade proporciona. Contudo, os ciclos do processo que fazem com que o sangue chegue até um paciente, são desconhecidos por muitos. E, se tem um departamento essencial para que a transfusão de sangue ocorra com segurança e agilidade, esse é a Agência Transfusional.

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) conta com uma Agência Transfusional há 27 anos. Em parceria permanente com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), o setor é responsável por todas as etapas anteriores a transfusão de hemocomponentes (produtos extraídos do sangue) recebida pelos pacientes oncológicos conforme a solicitação médica. Interessante notar a história da Agência Transfusional na instituição, cujo começo foi em uma pequena estrutura e com uma equipe bem menor do que é hoje – atualmente com 21 profissionais.

Uma das pessoas que fizeram parte do início da Agência Transfusional no HCP foi a Dra. Fátima Araújo, hematologia e hemoterapeuta. Ela lembra de como era na época: "Antes não existia a agência no HCP. As solicitações (de sangue) iam para o Hemope e eram encaminhadas para o hospital. Era uma burocracia muito grande. Em razão disso, houve a necessidade de um lugar próprio, intra-hospitalar, para receber as solicitações", conta a médica que tem 48 anos de profissão e que se orgulha de ter trabalhado na agência do HCP.

De acordo com a Dra. Fátima Araújo, a criação efetiva da Agência Transfusional no HCP aconteceu no dia 1º de março de 1995. Desde então, o setor presta atendimento 24 horas por dia e realiza cerca de 600 a 700 transfusões ao mês. 

"Assim que recebemos a solicitação de sangue, começamos com o processo de atendimento ao paciente pelos nossos profissionais que também realizam a coleta de sangue do paciente. Além disso, também fazemos os testes pré-transfusionais que correspondem a classificação sanguínea e os testes de compatibilidade. Tudo feito para dar ainda mais segurança durante o procedimento", explica a bióloga Karla Lira, que compõe a equipe desde o primeiro ano. 

bancodesangue3.jpg

 

A transfusão de sangue é um ato médico, uma maneira de tratar os pacientes usando o sangue. No caso do HCP, um hospital especializado no tratamento de câncer, a transfusão é necessária para pacientes oncológicos que podem desenvolver anemia, por exemplo. 

"A nossa Agência Transfusional funciona como um caminho que viabiliza que aquele sangue doado por uma pessoa de forma voluntária no Hemope, chegue até o paciente, que precisa melhorar de uma anemia, melhorar a condição clínica, fazer uma quimioterapia ou realizar uma cirurgia. Então, a função da agência é cumprir todo esse ciclo para beneficiar vidas", diz Dra. Karina Caldas, médica hematologista e supervisora técnica do setor.

bancodesangue4.jpg

Doação de sangue 

Doar sangue é um ato voluntário que salva vidas. Mais do que um dever de todo cidadão, é um gesto de amor. Uma das maneiras de ajudar os pacientes oncológicos do HCP, é doando sangue.

Onde doar? HEMOPE – Recife

1º (Hemocentro Coordenador)

Rua Joaquim Nabuco, 171 - Graças - Recife 

Fone: 0800 081 1535

Atendimento: Segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.