HCP conclui capacitação de cuidados paliativos pelo Pronon - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

HCP conclui capacitação de cuidados paliativos pelo Pronon

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

print.PNG

O Programa de Educação Permanente em Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) chega ao fim após quase um ano de aprendizados voltados para profissionais da saúde, com aulas divididas em 10 módulos teóricos e 05 módulos práticos. A capacitação foi viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde, e fez com que o HCP desse o primeiro passo para a formação de dezenas de profissionais no serviço de cuidados paliativos.

Diversos profissionais da saúde que atuam na atenção oncológica ministraram aulas na capacitação. Um deles foi a Dra. Lívia Andrade, que também esteve na coordenação. “Participar como docente e orientadora do Pronon HCP foi um grande aprendizado mútuo.  Foi possível oportunizar o debate e a construção do conhecimento numa área tão necessária como os cuidados paliativos. E tudo isso de modo interdisciplinar, o que torna esse projeto ainda mais rico e inovador”, avalia. 

A psicóloga e professora na capacitação, Adélia Sobral, disse que o curso veio para agregar ainda mais à expertise de trabalhadores da saúde, principalmente em cuidados paliativos. “Foi de suma importância proporcionar  o aprimoramento do conhecimento acerca dos princípios dos cuidados paliativos. Uma experiência enriquecedora poder trocar vivências tanto com a equipe de cuidados Paliativos como os alunos. Este curso fortaleceu ainda mais o nosso serviço e serve de incentivo para possíveis implementações em outras instituições”, completou. 

Para o coordenador geral do projeto e superintendente de ensino e pesquisa do HCP, Guilherme Costa, a capacitação em cuidados paliativos foi de extrema importância para a difusão do conhecimento.

“Através do curso nós oferecemos visitas técnicas, discussões teóricas e cenários práticos ao longo do ano, o que fez com que o Hospital de Câncer de Pernambuco crescesse no conceito para que outros profissionais da saúde enxerguem o HCP também como um ambiente de ensino e pesquisa”, pontuou Dr. Guilherme Costa.  Além das experiências teóricas e práticas, os alunos puderam dar início ao trabalho de conclusão de curso, cujas apresentações estão previstas para março de 2022. 

Além de Dr. Guilherme Costa e a Dra. Lívia Andrade, estiveram à frente da coordenação o oncologista Dr. Rodrigo Pinto, o médico paliativista Dr. Davi câmara, Coordenador do Programa de Residência de Enfermagem em Cancerologia, Dr. Roberto Bezerra, a Coordenadora de Projetos de Ensino e Pesquisa, Suany Dantas, e a psicóloga Adélia Sobral.

Hospital-Dia dos Cuidados Paliativos do HCP

Implantado em 2017, o Hospital-Dia dos Cuidados Paliativos do HCP tem o objetivo de promover atendimento ambulatorial e humanizado aos pacientes oncológicos que estão em cuidados paliativos e de fim de vida. O setor possui o diferencial de reduzir a necessidade de hospitalização do paciente que está em cuidados paliativos, proporcionando a ele e a sua família melhor qualidade de vida. No modelo, o paciente recebe um atendimento personalizado feito pela equipe multidisciplinar formada por profissionais de diversas especialidades, que traçam um plano terapêutico dentro das necessidades dele, para que os seus sintomas sejam melhor assistidos a nível ambulatorial.