No HCP, ação é realizada para celebrar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

No HCP, ação é realizada para celebrar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

cuidadospaliativos.jpeg

Com o tema “Não deixe ninguém para trás, equidade no acesso aos cuidados paliativos”, a equipe de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer de Pernambuco promoveu uma linda ação para celebrar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. A data é lembrada sempre no 2º sábado do mês de outubro e reforça a importância dos cuidados específicos que são prestados por uma equipe multidisciplinar ao paciente em fase avançada de uma doença. 

No HCP, a ação começou nesta quinta-feira (7) com um café da manhã, atividades motivacionais e sorteio de brindes para os funcionários do setor, que conta com médicos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicóloga, nutricionistas e assistentes sociais. A ocasião serviu também para fortalecer cada um que faz parte dos cuidados paliativos da instituição. Sorrisos misturados com lágrimas de emoção marcaram o momento. 

Dr. Fábio Malta, coordenador médico do setor, salientou a relevância dos cuidados paliativos para o paciente. 

fabiomalta.jpeg

“Cuidados Paliativos é mais uma ferramenta que existe para oferecer qualidade de vida ao paciente com doenças que ameaçam a vida, e a gente sabe que o câncer é uma doença que ameaça diretamente a vida. Por isso a importância de chamar atenção para esse paciente que precisa de cuidado, assim como a família que muitas vezes está fragilizada e necessita de atenção”, disse Dr. Fábio Malta.

Flávia Soares, coordenadora de enfermagem dos cuidados paliativos, não poupou elogios aos colaboradores. “Esse encontro é muito importante para que possamos nos fortalecer enquanto equipe. Não é fácil lidar com as adversidades que o nosso trabalho exige, é preciso ter muito amor ao próximo, muita empatia. Todos aqui são profissionais excelentes que cuidam do paciente com dedicação e carinho”. 

papel.jpeg

A árvore dos sentimentos foi uma das dinâmicas elaboradas pelo setor. Cada escreveu um sentimento no papel em forma de coração para colar na árvore. “A árvore dos sentimentos tem o objetivo de motivar as pessoas com os sentimentos mais sinceros vindos delas mesmas”, explica Adélia Sobral, psicóloga dos cuidados paliativos. 

Ainda no dia de ontem, pacientes também receberam brindes cheios de afeto que foram entregues por enfermeiras e assistentes sociais.  Na manhã desta sexta-feira (8), a equipe de plantão foi contemplada pela ação. 

No HCP, o serviço de cuidados paliativos teve início em 2010 e está focado em manter todo o atendimento humanizado com o objetivo de aliviar a dor e proporcionar um melhor tratamento ao paciente. 

IMG_2784.JPG