Setembro Amarelo: equipe de psicologia realiza ação sobre prevenção ao suicídio - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Setembro Amarelo: equipe de psicologia realiza ação sobre prevenção ao suicídio

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

setembro.jpeg

Neste mês, além da campanha Setembro Dourado, que busca conscientizar a população sobre o câncer infantojuvenil, o HCP também abraça o Setembro Amarelo, que trata da importância da prevenção ao suicídio. Infelizmente, o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo responsável por uma em cada 100 mortes. Há ainda o fator pandemia da Covid-19 que, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o contexto provocado pela crise sanitária pode ser um fator de risco para o suicídio. Diante disso, faz-se necessário debater o tema. 

No HCP, a equipe de psicologia coordenada por Karla Neves, iniciou nesta semana, uma ação de conscientização nas enfermarias da Quimioterapia. Na ocasião, a equipe começou com uma apresentação sobre o grupo, seguida de uma leitura de cordel abordando de forma bem didática o Setembro Amarelo. Após a leitura, os profissionais de psicologia abordaram o tema, reforçando a prevenção, identificação de sinais e a oferta para quem precisa, para assim desmistificar os preconceitos que envolvem o assunto. Por fim, o grupo finalizou com uma apresentação musical e distribuição de lacinhos amarelos. 

"Segundo a OMS o número de suicídios aumentou significativamente devido a pandemia e, em especial, nos profissionais de saúde, seja em razão da sobrecarga de trabalho e o medo de transmissão aos seus familiares." destacou Karla Neves. 

A ação deve continuar ao longo da próxima semana, levando informação para outros setores no HCP.