Participante da 5ª edição, urologista Marcos Santos conclui Fellowship em Urologia Oncológica do HCP - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Participante da 5ª edição, urologista Marcos Santos conclui Fellowship em Urologia Oncológica do HCP

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

IMG_3336.JPG

Primeira instituição do Nordeste a oferecer essa especialização, o  Fellowship do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é um programa que objetiva aprimorar médicos por meio do acompanhamento de atividades práticas e teóricas que envolvem uma determinada especialidade. A exemplo do Fellowship em Urologia Oncológica do HCP, também o primeiro do nordeste, que encerrou sua 5ª edição no último mês de março, certificando o urologista Marcos Santos.  No programa, o médico urologista vivenciou, durante um ano, o funcionamento dos serviços no HCP, compartilhando conhecimento com o corpo clínico de profissionais que são referência na especialidade. “O Fellowship é um treinamento intensivo em urologia oncológica, onde é possível aprofundar-se nessa área mais específica, diferente da residência normal em urologia onde a atenção é aplicada de forma geral”, explica o urologista e coordenador do Fellowship em Urologia Oncológica do HCP, dr. Luiz Henrique. 

Entre às atividades teórico-práticas, estavam cirurgias de alta complexidade, laparoscopia, prostatectomia radical, nefrectomia radical e parcial, biópsia de próstata, cirurgias endoscópicas e estágio opcional não remunerado no A.C Camargo Cancer Center ou no Instituto de Câncer de São Paulo (ICESP). 

*Confira entrevista com o Fellow em Urologia Oncológica do HCP, Marcos Santos:

IMG_3333.JPG

1.Como foi a experiência em ser Fellow em urologia no HCP?

Experiência excelente. O corpo clínico experiente da urologia associado a uma demanda de casos complexos fazem a diferença. Além disso, o hospital possui toda a estrutura para o atendimentos completo ao paciente oncológico equipes multidisciplinares, serviço de oncologia e radioterapia, por exemplo, que garantem uma gama de conhecimentos na área. 

2. Quais aprendizados tira desse momento?

Experiência relativa ao tratamento e condução de casos clínicos complexos, bem como experiência com cirurgias de grande complexidade técnica. Além disso, oportunidade de contato com as maiores autoridades mundiais da urologia oncológica através de lives promovidas pelo coordenador do Fellowship, Dr. Luiz Henrique.

3. Quais os principais benefícios em atuar em uma instituição como o HCP?

A possibilidade de proporcionar o tratamento integral ao paciente, vendo todo o processo acontecer no próprio hospital: diagnóstico, tratamento cirúrgico, pós-operatório, seguimento clínico, discussão do caso com outras especialidades e profissionais da área multidisciplinar, como enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia.

4.Como profissional, o que essa experiência irá agregar em seu currículo?

Agregar, além das vantagens já citadas anteriormente, o diferencial de obter a certificação de Fellowship em um serviço chancelado pela Sociedade Brasileira de Urologia. Certamente, isso traz um diferencial ao currículo.

*Entrevista realizada pelo Departamento de Marketing e Comunicação do Hospital de Câncer de Pernambuco.