Inteligência artificial como apoio ao trabalho dos radiologistas do HCP - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Inteligência artificial como apoio ao trabalho dos radiologistas do HCP

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

inteligenciaartificial.jpg

Em meio à pandemia do Covid-19, uma notícia boa, a implantação da Inteligência Artificial (IA), disponibilizada pela startup Viziomed, que funcionará como apoio ao trabalho desenvolvido pelos radiologistas do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Em testes desde o início do mês de abril, a tecnologia tem a função de indicar, nos exames de imagem realizados na instituição, possíveis áreas e tecidos afetados pelo câncer.

A IA foi disponibilizada, gratuitamente, para todos os hospitais do Brasil, como uma solução que ajuda a detectar lesões respiratórias provocadas pelo COVID-19 por meio do Raio X de Tórax. No HCP, hospital de tratamento oncológico, o sistema vem sendo adaptado para auxiliar o trabalho dos radiologistas na avaliação dos exames de imagem. “O mecanismo serve como um olho extra. Gosto de relacionar com aquele colega de plantão que você pede uma segunda opinião”, explica o coordenador do serviço de Raio X e Ultrassom, Bosco Vieira.  

Segundo o gerente de TI do HCP, Abílio Correia, a tecnologia já se mostra promissora. “A tecnologia estará sempre em desenvolvimento. No momento, estamos trabalhando com os radiologistas na inserção de informações, que deixará a Inteligência Artificial cada vez mais assertiva. Já é possível verificar resultados bem expressivos e, em um futuro próximo, retornos para a instituição, como maior precisão nas avaliações e rapidez nos diagnósticos”, destaca.