HCP inaugura Ed. Governador Eduardo Campos - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

HCP inaugura Ed. Governador Eduardo Campos

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

IMG_5055.jpg

Com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, João Campos, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inaugurou na noite da última quinta-feira, 1º de setembro, o Edifício Governador Eduardo Campos, prédio anexo à instituição restaurado após incêndio de parte das instalações elétricas ocorrido em 2014. Com a conclusão da obra, a capacidade de atendimento do hospital aumentará em 30%, além de proporcionar melhor estrutura e qualidade ao atendimento.

A solenidade teve início com a apresentação de um vídeo institucional do HCP, produzido pela equipe de marketing do hospital, mostrando o andamento da obra de requalificação até a sua conclusão. Em seguida, o evento foi abrilhantado pela apresentação do Coral Anjos de Rosa, formado por integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco, grupo voluntário da instituição. Os Doutores da Felicidade também antecederam os momentos de fala com uma apresentação musical, seguido pela benção do capelão Fábio Paz.

IMG_4741.jpg

O superintendente geral do HCP, Hélio Fonsêca, abriu os momentos de fala, mostrando a emoção pela entrega desta importante obra. “Sou médico desta instituição há 25 anos. Agora, atuando na equipe de gestão, este, com certeza, é um momento de emoção. Essa requalificação é resultado de um esforço conjunto. Tudo isso só é possível porque dentro de cada um de nós existe o sentimento humano de empatia. Os números assistenciais são importantes para dar embasamento à tomada de decisão da gestão, mas são as pessoas a essência para a nossa existência como instituição. Aqui a gente trata a vida com amor”, falou emocionado.  

O prédio, com 8.890m², é composto por cinco pavimentos: no térreo, permanece o Centro de Quimioterapia, a oncologia clínica, a sala de transfusão ambulatorial e a central de esterilização. No primeiro andar, funcionará o Centro de Transplante de Medula Óssea – CTMO, com 10 leitos. No segundo andar, a enfermaria de onco-hematologia, com 33 leitos, 13 a mais do que tinha anteriormente. No terceiro andar, 20 leitos de UTI, sendo 14 leitos clínicos e seis cirúrgicos. No quarto e último andar, um novo centro cirúrgico com 11 salas, quatro a mais do que tinha anteriormente, e mais 12 leitos de recuperação e 05 de indução anestésica. 

O nome do edifício é uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco, que tinha grande estima pela instituição, contribuindo com a requalificação de diversas áreas do hospital durante a sua gestão. “Na ocasião da intervenção, o governador afirmou que enquanto estivesse no governo cuidaria do HCP, e ele cumpriu a promessa. Cuidou com afinco, determinação e apoio decisivo da primeira dama, Renata Campos, proporcionando diversas benfeitorias, como reformas e ampliações de ambulatórios, enfermarias, UTIs, mas principalmente a retomada da obra deste prédio. Nas palavras do sempre presente governador Eduardo Campos, com a entrega desse prédio, estamos inaugurando vida na vida das pessoas”, lembrou o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), entidade administradora do HCP, Ricardo de Almeida.

IMG_4841.jpg

“O hospital do Câncer é um patrimônio do povo de Pernambuco. Fruto de muitas mãos. Uma delas, do Governo do Estado, que ajudou na requalificação. Foram investidos mais de R$ 70 milhões e um dos prédios concluídos foi esse. Isso dialoga muito com o momento que estamos vivendo, pós-pandemia. Sabemos que há uma demanda reprimida em várias áreas da saúde. Uma delas é o tratamento do câncer. A plenitude de funcionamento do hospital fará com que ele amplie a capacidade de atendimento das pessoas. O HCP é responsável por 50% das cirurgias oncológicas do estado e o prédio dará condições de ampliar os trabalhos em 30%”, afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Emocionado, o prefeito do Recife, João Campos, lembrou a relação do pai com o HCP. “Venho aqui com muita alegria e represento minha família com muita emoção. Tive a oportunidade de estar com o meu pai na última visita ao hospital. Quando era mais novo, lembro quando ele saia em todo o Natal para visitar o Hospital de Câncer, sempre trazendo uma boa notícia. Vir aqui hoje, ver essa homenagem, mostra o que ele sempre me dizia em fazer o bem sem esperar nada em troca, porque um dia essa conta chega. De forma muito humilde podemos dizer que sem Eduardo Campos não teríamos essa inauguração e o hospital forte como está, referência no tratamento do câncer”.

IMG_4306.jpg

“Fico muito feliz em concluir esses oito anos de gestão sabendo que contribuímos com essa conquista, mas não estamos aqui só para inaugurar um prédio, o Hospital de Câncer tem histórias marcantes na vida de todos nós, histórias de superação e de salvar vidas, de dar conforto aos pacientes e familiares. Com essa rede de solidariedade, humanização, mas acima de tudo de acolhimento, que parabenizo a todos que fazem o HCP, pela forma corajosa e motivadora de ajudar a nossa população”, encerrou o momento de falar o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Fico muito feliz em concluir esses oito anos de gestão sabendo que contribuímos com essa conquista.

Após as falas, os presentes puderam conhecer as novas instalações do Edifício Governador Eduardo Campos.

IMG_5299.jpg

Entre os presentes ainda estiveram presentes o senador, Humberto Costa, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Gabriel Cavalcanti, o vereador do Recife e médico do HCP, Tadeu Calheiros, a superintendente geral do Imip e presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Estado de Pernambuco (Fehospe), Tereza Campos, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco, Maria da Paz Azevedo Silva, representantes da Marinha, Consulados, além de funcionários, doadores e voluntários.

 

IMG_5339.jpg

IMG_5356.jpg

Foto: superintendente de Ensino e Pesquisa, Guilherme Costa; superintendente do HCP Gestão, Filipe Bitu; superintendente Técnico, João Alberto Barros; superintendente de Controladoria, Josenildo Sá; superintendente Geral, Hélio Fonsêca; superintendente Administrativa, Cláudia Barbosa; presidente do Conselho de Administração da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), Ricardo de Almeida; e o superintendente financeiro Alberto Cavendish.