HCP vai criar laboratório de inovação - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

HCP vai criar laboratório de inovação

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

inovacao.jpg.jpg

 

Na superintendência de ensino e pesquisa, no último dia 14 de julho, reuniram-se os integrantes da gerência de convênios e projetos, gerência de enfermagem e as empresas Pickcells e OXY.SOCIAL.  O objetivo foi apresentar os resultados preliminares da imersão diagnóstica realizado pela OXY.SOCIAL junto à gestores estratégicos e, ainda, debater sobre o andamento da implantação da prova de conceito e inventário em patologia digital que está sendo realizada por um scanner digitalizador de lâminas da Pickcells, na patologia do HCP. As duas atividades são uma iniciativa conjunta como primeiro passo para um laboratório de inovação do Hospital de Câncer de Pernambuco.

O laboratório faz parte da visão estratégica voltada para resolução de problemas e desafios. “O objetivo é que possamos contar com uma estrutura pensada para gerar condições favoráveis para que a inovação ocorra, estimulando a reflexão, a pesquisa, a prototipagem de ideias, o intercâmbio de boas práticas, a realização de cursos de capacitação e formação, o desenvolvimento de soluções de interesse de uma gestão moderna, inovadora e resolutiva e, no limite, a projeção de tendências para a melhoria das políticas e serviços ofertados”, destaca o superintendente de ensino e pesquisa, Dr. Guilherme Costa.

“Uma das principais características de um Laboratório de Inovação é o foco no usuário, a sistematização do conhecimento da equipe e a capacidade de conectar pessoas e estruturas para construção de soluções. Isso ocorre através da troca de experiências exitosas entre profissionais qualificados de diferentes áreas, permitindo a multidisciplinaridade como ponto principal para que soluções inovadoras possam surgir em diferentes setores do tecido social”, reforça Patrícia Menezes, gerente de convênios e projetos”. O principal objetivo de um laboratório de inovação é solucionar problemas da maneira mais eficiente possível.

A reunião também tratou do Núcleo de Projetos do HCP, onde conta com gestores fixos e gestores convidados, que contribuem para o desenho dos projetos em elaboração no hospital frente aos desafios identificados e discutida de forma ampliada com os demais gestores. “As soluções discutidas pelo núcleo passam a compor o banco de projetos do HCP e são incluídos em projetos em elaboração ou tornam um projeto em si”, explica Wagner Santos, Coordenador Geral de Projetos. O Núcleo também é o local onde ocorrem as discussões sobre as fontes de financiamento disponível e que projetos o perfil adequado para ser submetido.

inovacao1_7096.JPG

Por fim, foram discutidas as fontes de financiamento que o hospital ainda não acessa, em especial, as vinculadas as leis de inovação, startups e pesquisa e desenvolvimento. Como resultado desta discussão vislumbra-se a criação de um Comitê de Inovação responsável por avaliar e planejar a adequação do HCP aos requisitos desta modalidade, visando atrair investidores privados e iniciativas de inovação focadas na resolução de problemas e desafios do hospital ou da atenção oncológica. No dia 04 de agosto ocorrerá a reunião de segmento onde as questões voltadas para a criação de um Comitê de Inovação serão aprofundadas.