Encontro marca início da construção do novo Planejamento Estratégico do HCP com a consultoria Deloitte Brasil - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Encontro marca início da construção do novo Planejamento Estratégico do HCP com a consultoria Deloitte Brasil

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

reuniao.JPG

Gestores do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e HCP Gestão reuniram-se com o conselho administrativo e fiscal da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC) na manhã da última segunda-feira (30) para o lançamento da construção do novo Planejamento Estratégico, que será realizado em parceria com a consultoria Deloitte Brasil, com foco na sustentabilidade econômico-financeiro HCP/SPCC. Seguindo todas as regras que o momento pandêmico ainda pede, o evento aconteceu na biblioteca, com transmissão online. Ao todo, mais de 60 pessoas acompanharam esse momento, que marca o início de novos rumos na gestão do hospital.    

O presidente da SPCC, Ricardo de Almeida, iniciou as falas do dia, destacando a importância desse novo projeto. Em seguida, o superintendente geral do HCP, dr. Hélio Fonsêca, fez uma breve explanação sobre a história da instituição e a sua importante atuação no cenário de saúde oncológica de Pernambuco e destacou que a consultoria faz parte da visão estratégica do hospital - Ser reconhecido nacionalmente pela qualidade do atendimento oncológico para pacientes do SUS, com ênfase na sustentabilidade, humanização, satisfação dos usuários, bem como pela excelência de atividades de ensino e pesquisa – e pediu o apoio de toda a equipe gestora nesse momento de transformação. “Através de uma atuação voltada para a cultura de resultados, precisamos do engajamento de todos, no sentido de fortalecermos o ambiente positivo, propiciando mais crescimento em busca de novos investimentos”, destacou dr. Hélio. O superintendente também destacou o trabalho que já vinha sendo desenvolvido no sentido de buscar caminhos e soluções para equacionar o déficit da instituição. “A construção do HCP mais sustentável foi iniciada com a GD Consult, através do lançamento do Planejamento Estratégico 2015-2018. Outros processos já vinham em andamento com as consultorias da MAIS e da CPPL”, lembra. 

 “A Deloitte possui atuação ampla em projetos no mercado de saúde, que nos posiciona de forma impar no entendimento das dores e visão de valor de todas as partes envolvidas no desenvolvimento de programas de saúde”, iniciou Murilo Barini, Gerente Sênior de Life Sciences & Healthcare da Deloitte Brasil durante sua apresentação. A consultoria terá início com o diagnóstico do modelo operacional atual, a identificação de recomendações e, por fim, a implementação de um plano de ações que será construído com foco nos objetivos estratégicos do HCP. 

Para o diagnóstico, será necessário identificar os processos atuais, lacunas existentes, e cruzamento dos objetivos da instituição com alavancas de valor associadas, objetivando identificar as melhores práticas de mercado em processos, tecnologias e gestão organizacional. Assim, será possível estruturar um plano de recomendações considerando as melhores práticas de mercado e eficiências internas, priorizando as iniciativas associadas ao aumento de receitas, redução de custos, maior margem operacional, eficiência dos ativos e eficácia organizacional. Por fim, acontece a implantação, com acompanhamento e suporte da Deloitte nas ações vinculadas ao plano de implementação, suportando a gestão de projetos e desenvolvimento de conteúdos de suporte às iniciativas, visando a sustentabilidade financeira do HCP/SPCC. A construção do Planejamento Estratégico com a consultoria da Deloitte Brasil deve acontecer no prazo de seis meses.