Curso de Cuidados Paliativos dará início ao módulo prático em agosto - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Curso de Cuidados Paliativos dará início ao módulo prático em agosto

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

Capa.png

 

Coordenado pelo departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), o curso de Educação Permanente em Cuidados Paliativos da Rede Oncológica do SUS de Pernambuco: capacitando os profissionais de saúde, realizado através de incentivo financeiro via Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, chegará ao seu módulo prático no próximo mês de agosto, em formato semipresencial. As aulas teóricas, com nove módulos, ocorreram no período de fevereiro a junho de 2021, com a modalidade de Ensino à distância – EAD.  

Os Cuidados Paliativos foram estabelecidos em 2002, pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de manter a qualidade de vida de pacientes que possuem doenças que ameaçam à continuidade da vida. Mais do que tratar de dores físicas, os Cuidados Paliativos tratam, ainda, de sintomas de natureza social, espiritual e emocional. Para Gabriel Guerra Rosa, fisioterapeuta e aluno da qualificação, o curso vem ampliando os seus horizontes em relação ao atendimento a seus pacientes. “Os cuidados paliativos buscam proporcionar maior qualidade de vida não só ao paciente, mas também ao seu entorno familiar, presando pela promoção de maior conforto nesse momento tão delicado”, explica. 

Para Gabriel, o conceito de Cuidados Paliativos ainda precisa ser ampliado no estado. “Nas instituições onde atuo essa atividade não é empregada. Espero poder levar o conhecimento que venho adquirindo com o curso para as instituições onde passar, assim como aos meus colegas de equipe, principalmente para a equipe multidisciplinar da qual faço parte e tem importante participação nessa área”, acrescenta. Uma equipe multiprofissional muito bem preparada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que, de maneira individualizada, amparem o paciente nas modificações que a doença provoca são peças essenciais nesse atendimento. No HCP, o serviço de cuidados paliativos teve início em 2010 e está focado em manter todo o atendimento humanizado, divergindo completamente do conceito de “corredor da morte”.

GabrielGuerra.jpeg

Na modalidade prática os 136 alunos terão acesso a conteúdos como: Procedimentos e abordagem multidisciplinar do paciente em cuidados paliativos; Atendimento ambulatorial e hospitalar ao paciente e familiar em cuidados paliativos; Criação de protocolos de atendimentos, fluxos, processos, indicadores e metas dos serviços de cuidados paliativos e Estudos em grupos para formulação e execução do TCC.

O curso tem previsão de encerramento das ações no mês de março de 2022, tendo como culminância o 1º Seminário em cuidados paliativos do HCP.