Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia com o A.C Camargo Cancer Center forma quatorze doutores e sete mestres - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia com o A.C Camargo Cancer Center forma quatorze doutores e sete mestres

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

fotoaccamargo.jpeg

No último dia 20 de novembro, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) concluiu uma importante parceria interinstitucional através do seu departamento de Ensino e Pesquisa, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia com o A.C Camargo Cancer Center. Iniciado em 2014, o Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) formou 21 profissionais, sendo sete novos mestres e 14 novos doutores em oncologia. 

“É um marco para o Ensino e Pesquisa do HCP, não apenas pela quantidade de profissionais formados, que trazem um ganho em recursos humanos ao departamento, mas, também, pelas consequências positivas dessa formação de profissionais, como a construção de pesquisas clínicas, o desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa nas diversas áreas do câncer, fomentar e qualificar o programa de residência médica e, ainda, possibilitar a criação de novos Dinters,  Stricto Sensu e Lato Sensu, para a formação de novos profissionais”, explica Guilherme Costa, assessor da superintendência de Ensino e Pesquisa do HCP.

“Os novos doutores e mestres formados por meio do convênio do HCP com a Fundação Antonio Prudente (AC Camargo Center) em Ciências da Saúde foi de uma importância única para a Instituição, pois a conclusão de todas as teses e dissertações se traduziu no fechamento de um ciclo iniciado entre 2014-2015, e sou grata por ter sido a coordenadora deste convênio, e orientadora de diversos trabalhos científicos contribuindo para fomentar a produção acadêmica e fortalecer linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional”, destaca Leuridan Torres, orientadora do Programa. 

Confira a lista de todos os trabalhos apresentadores:

LISTA DOS ALUNOS DE DOUTORADO EM ONCOLOGIA DA PARCERIA AC CAMARGO/ HOSPITAL DE C NCER DE PERNAMBUCO (HCP)

1.      Carlos Eduardo Caiado Anunciação (Mastologista): Projeto intitulado “Avaliação de possíveis biomarcadores de prognóstico e preditivos de resposta a quimioterapia neoadjuvante no câncer de mama localmente avançado”.

Orientadores: Dra. Ludmilla Thomé Domingos Chinen (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

2. Denise Sobral Viana (Mastologista): Projeto intitulado “Avaliação da expressão de SOX2, STAT3 e CD44 em câncer de mama com estadiamento inicial e avançado” Orientadores: Dr Victor Piana de Andrade (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

3.     Felipe Dubourcq (Urologista e cirurgião): Projeto intitulado “Avaliação da expressão de SOX2, STAT3 e CD44 como biomarcadores de prognóstico no câncer de pênis” Orientadores: Dr. Gustavo Guimarães (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

4.     Felipe da Silva Marinho (Oncologista-HCP): Projeto intitulado “Avaliação da Expressão dos Toll Like Receptors e dos Fatores de Transcrição MYD88 e NFKB em Pacientes com Carcinoma Escamoso de Pênis e Infecção por Papilomavírus Humano (HPV)”

Orientadores: Dr Fernando Soares (AC Camargo) 

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

5. José Peixoto (Mastologista): Projeto intitulado “Heterogeneidade Do Infiltrado Linfocitário Tumoral E Seu Impacto Na Sobrevida Do Câncer De Mama”

Orientador: Dr. Marcos Duarte Guimarães.

 

6.   Luciana Arcoverde (cirurgiã de cabeça e pescoço – HCP): Projeto intitulado “HPV e a Imunoexpressão de p16 e p53 em Carcinoma Epidermóide de Cavidade Oral e Orofaringe” que será sendo realizado por aluno de Doutorado do Programa ACCamargo/HCP;

Orientadores: Dr. João Gonçalves (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

7. Marcelo Salgado (Oncologista do HCP): Projeto intitulado “Investigação dos efeitos da quimioterapia neoadjuvante na resposta imune celular nos tumores de mama triplo negativo localmente avançado”

Orientadores: Dr Fernando Soares (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

8. Maria das Graças de Fátima Cavalcanti Castor (ginecologista): Projeto intitulado “Estudo da expressão de colágeno no câncer vulvar”.

Orientadores: Dr. José Vassallo (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

9. Mario Rino Martins (cirurgião oncológico do HCP): Projeto intitulado “Análise do perfil do microRNA tumoral e sua associação com a ativação plaquetária e moléculas coestimuladoras da resposta imune no câncer gastrico”

Orientadores: Dra. Maria Dirlei Begnami (AC Camargo)

    Dra Leuridan Cavalcante Torres;

 

10. Mauro Ricardo Lima Marques (Urologista): Projeto intitulado “Avaliação da expressão de STAT1, STAT4 e da resposta imune no Câncer de Pênis”

Orientadores: Dr Fernando Soares (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

 

11. Reijane Alves de Assis (Oncohematologista): Projeto intitulado “Estudo da expressão das moléculas coestimuladoras OX40, 4-1BB e CD40 no mieloma múltiplo” Orientadores: Dr. Antônio Hugo José Fróes Marques Campos (AC Camargo)

  Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

12. Rogério Santos (cirurgião oncológico do HCP): Projeto intitulado “Avaliação de metástase de linfonodos regionais, de mediadores inflamatórios e quimiotáticos em pacientes com melanoma cutâneo”

Orientadores: Dr João Pedreira Duprat (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

13. Thales Paulo Batista (Cirurgião de pelve): Projeto intitulado “Cirurgia citoredutora e quimoterapia intraperitoneal no tratamento primários dos tumores epiteliais de ovário: projeto terapeutico”

Orientadores: Dr. Levon Badiglian Filho (AC Camargo)

Dr. Cristiano Souza Leão (IMIP);

 

 

14. Vandré Cabral Gomes Carneiro (Chefe da pelve -HCP): Projeto intitulado “ensaio clínico fase II de não-inferioridade, randomizado e controlado, para avaliação da histerectomia extrafascial no tratamento do câncer de colo uterino em estágio IA2 – IB1 ≤ 2cm”

Orientador: Dr. Glauco Baiocchi Neto (AC Camargo); 

 

 

LISTA DOS ALUNOS DE MESTRADO EM ONCOLOGIA DA PARCERIA AC CAMARGO/HOSPITAL DE C NCER DE PERNAMBUCO

1.      Ana Gabriela Silva de Lima (Enfermeira): Projeto intitulado “Avaliação da qualidade de vida de pacientes oncológicos submetidos a estomas intestinais e urinários”

Orientadores: Dra. Diana Lima Villela de Castro (AC Camargo) 

 

2.    Ana Luiza de Souza Bezerra Lira (fonoaudióloga): Projeto intitulado “Análise da evolução clínica em pacientes pediátricos portadores de osteossarcoma” Orientadores: Profª. Dra. Célia Beatriz Gianotti Antoneli (AC Camargo)

Dr. Antônio Marcelo Gonçalves de Souza (HCP);

 

3.      Ana Maria Bezerra de Araújo (fonoaudióloga): Projeto intitulado “Movimentos mandibulares durante a fala após tratamento do câncer de cavidade oral e orofaringe”

Orientador: Profª. Dra. Elisabete Carrara-de Angelis (AC Camargo)

 

4.      Cíntia Maria Da Silva Dutra (Fisioterapeuta): Projeto intitulado “Expressão de BRCA1 em Câncer de mama triplo negativo e associações com características clinicopatológicas”

Orientadores: Dra. Dirce Maria Carraro (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

5.      Edla Karina Cabral de Oliveira (nutricionista): Projeto intitulado “Perfil de quimiocinas em idosos com câncer gástrico e colorretal”

Orientadores: Dr Samuel Aguiar Júnior (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);

 

6.      Hander de Lucena (Enfermeira): Projeto intitulado “Avaliação clínica do status do paciente admitido na unidade de cuidados paliativos”

Orientadores: Prof. Dr. Celso Abdon Lopes de Mello (AC Camargo)

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP)

 

7.    Juvanier Romão Cruz (Farmacêutica): Projeto intitulado “Avaliação da relação entre a expressão de rsk1 e a presença de infiltrado de células do sistema imune em glioblastomas de paciente do hospital de câncer de Pernambuco” Orientadores: Dra. Vilma Regina Martins 

Dra Leuridan Cavalcante Torres (IMIP – HCP);