[EDITAL] Programa de Educação Permanente em Cuidados Paliativos - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

[EDITAL] Programa de Educação Permanente em Cuidados Paliativos

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

curso-cuidados-paliativos-2020-informacoes-noticia-v2.jpg

A partir do dia 22 de outubro será aberto o prazo para que profissionais de saúde e gestores da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco possam inscrever, gratuitamente, profissionais no Programa de Educação Permanente em Cuidados Paliativos. A capacitação é de responsabilidade do departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON). As 160 vagas devem ser preenchidas até o dia 27 de novembro e o curso deve ser iniciado em fevereiro de 2021. Os profissionais que atuam nas instituições participantes do programa e se interessarem em participar da capacitação devem procurar o seu gestor imediato e solicitar a inscrição.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é, atualmente, a segunda causa de morte no Brasil e no mundo e, até 2030, deve ser a principal, com um aumento de 50% no número de novos casos. A doença vem acompanhada de vários sinais, sintomas e sequelas que afetam não só os pacientes, mas também os seus familiares, o que torna a abordagem multidisciplinar dos Cuidados Paliativos como prática essencial em atenção à saúde. Por este motivo, o Programa tem o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da assistência aos pacientes oncológicos tratados na rede do SUS de Pernambuco, difundindo conhecimento, capacitando e ensinando os profissionais da área médica e multidisciplinar para atuar no segmento. “Cuidados paliativos visa melhorar a qualidade de vida do paciente e dos envolvidos em seu tratamento. Os benefícios são inúmeros, seja no controle de sintomas desagradáveis, quanto desconfortos sociais. O objetivo é tratar e oferecer suporte às necessidades do paciente, é aumentar a sobrevida com qualidade de vida, oferecer vida aos dias do paciente ”,Dr. Davi Câmara, médico paliativista do HCP.

O programa, com duração de um ano, será dividido em 10 módulos teóricos, realizados de forma online e 05 módulos práticos, completando 450 horas.  “A capacitação permitirá difundir a cultura em cuidados paliativos nas principais instituições de saúde do estado, além da integração entre os profissionais participantes, o que promoverá a troca de experiências dos principais casos encontrados em cada região”, destaca dr. Guilherme Costa, assessor da superintendência de ensino e pesquisa do HCP.  As instituições participantes, assim como mais informações sobre a capacitação podem ser conferidos no edital, disponível no site hcp.org.br.

Confira mais informações sobre o Programa de Educação Permanente em Cuidados Paliativos no edital, clicando em:
EDITAL - ERRATA
EDITAL ANTIGO .


Inscreva-se AQUI


Hospital-Dia dos Cuidados Paliativos do HCP

Implantado em 2017, o Hospital-Dia dos Cuidados Paliativos do HCP tem o objetivo de promover atendimento ambulatorial e humanizado aos pacientes oncológicos que estão em cuidados paliativos e de fim de vida. O setor possui o diferencial de reduzir a necessidade de hospitalização do paciente que está em cuidados paliativos, proporcionando a ele e a sua família melhor qualidade de vida. No modelo, o paciente recebe um atendimento personalizado feito pela equipe multidisciplinar formada por profissionais de diversas especialidades, que traçam um plano terapêutico dentro das necessidades dele, para que os seus sintomas sejam melhor assistidos a nível ambulatorial. 

O serviço em cuidados paliativos também é oferecido aos pacientes das enfermarias, internados para tratamento ou recuperação de seus tratamentos.