HCP treina profissionais de saúde para a correta assistência ao paciente oncológico em tempos de Coronavírus - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

HCP treina profissionais de saúde para a correta assistência ao paciente oncológico em tempos de Coronavírus

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

WhatsApp Image 2020-04-07 at 09.04.22.jpeg

Em tempos de pandemia do Covid-19, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) reforçou algumas medidas de prevenção para garantir a segurança de pacientes e profissionais. Entre as ações adotadas, equipes que atuam em contato direto ou indireto com os pacientes na assistência têm recebido, semanalmente, treinamentos de como proceder em casos suspeitos da doença na instituição. “Levando em conta que todos os nossos pacientes fazem parte do grupo de risco do Coronavírus, os treinamentos buscam garantir que os profissionais estejam capacitados para cuidar de um caso suspeito ou confirmado com segurança”, explica a gerente de Qualidade do HCP, Raphaela Muniz.

Para abranger todos os setores ligados à assistência ao paciente, foram elaborados dois tipos de treinamento. Na linha de frente, as equipes de Urgência, UTIs, Hematologia, Enfermaria Santa Faustina e Enfermagem têm recebido orientações sobre a correta paramentação e desparamentação, cuidado e manejo com oxigenoterapia, entre outras indicações e contraindicações para o cuidado com o paciente suspeito. “Tem sido vários treinamentos com recomendações, com ajustes e medidas. Tudo para otimizar o manuseio do paciente suspeito do Covid-19. A proposta é treinar todos os profissionais para minimizar o risco de contaminação”, aponta a fisioterapeuta hospitalar responsável pelos treinamentos com a CCIH, Amanda Melo.

Por outro lado, maqueiros, agentes patrimoniais, técnicos de segurança, profissionais de manutenção, profissionais de TI, equipe de higienização e limpeza, entre outros departamentos da equipe de apoio, que atuam numa assistência indireta ao paciente, são orientados sobre sintomas do Coronavírus, cuidados com o transporte do paciente, paramentação e desparamentação, uso correto de EPIs e prevenção de contaminação de roupas. Os profissionais são treinados pela equipe de Qualidade com a participação do SESMT. O objetivo, ainda segundo Raphaela Muniz, é “visar a prevenção da transmissão”.

Todas as ações adotadas pelo HCP durante a pandemia obedecem criteriosamente às orientações de prevenção do Coronavírus. As medidas são estudadas pelo Comitê de Contingenciamento contra o Coronavírus do HCP e tomadas no combate à disseminação do vírus. 

WhatsApp Image 2020-04-03 at 12.18.52.jpeg

WhatsApp Image 2020-04-03 at 12.18.52 (1).jpeg