HCP é destaque no XXI Congresso da Associação Brasileira de Registros de Câncer - ABRC - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

HCP é destaque no XXI Congresso da Associação Brasileira de Registros de Câncer - ABRC

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

apresentacaocida.jpeg

Realizado nos últimos dias 07 a 09 de abril, o evento teve como principal objetivo mostrar a realidade do câncer no mundo

O departamento de Registro Hospitalar de Câncer (RHC), núcleo da Gerência de Tecnologia da Informação (TI) do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), foi destaque durante o XXI Congresso da Associação Brasileira de Registros de Câncer – ABRC, realizado entre os últimos dias 07 e 09 de abril. De forma online, com mais de 600 participantes, entre eles médicos e equipe multidisciplinar de saúde, o encontro teve o objetivo de debater a “Demonstração da Realidade do Câncer no Brasil e no Mundo”. O RHC do Hospital de Câncer foi a única instituição que teve trabalho aprovado, em modo apresentação, no estado de Pernambuco.

Com o tema “A importância da Celeridade na Coleta de Dados Epidemiológicos no RHC”, Aparecida Lima – coordenadora do Núcleo de Registro Hospitalar de Câncer do HCP - destacou a importância da adequada utilização de recursos diagnósticos, terapêuticos e de informação cada vez mais complexos para o controle do câncer. Sendo, assim, imprescindível a busca por informações precisas e de qualidade, tendo o prontuário eletrônico como uma nova possibilidade para contribuir com o cenário atual, trazendo mais celeridade na coleta dos dados. “É possível traçar o perfil epidemiológico do paciente em nossa região, resultando em dados que levem à implementação de políticas públicas e à realização de ações efetivas e assertivas na população alvo, contribuindo para a melhora do cenário atual”, destaca Aparecida. Ainda no Congresso, o RHC do HCP teve outro trabalho aprovado, agora em modo banner, com o tema “10 anos de Experiência de um RHC”, trabalho de aluno da Residência em Enfermagem Oncológica no Hospital de Câncer.

O evento leva em consideração dados dos Registros de Câncer de Base Populacional - RCBP e Registros Hospitalares de Câncer – RHC, além da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer - IARC e a International Union Against Cancer – UICC.

É válido destacar que o RHC não se resume apenas em um eficaz instrumento de análise, mas também para a produção de Trabalhos Epidemiológicos e Pesquisa Científica.

WhatsApp Image 2021-04-16 at 14.20.56.jpeg


O Núcleo de Registro Hospitalar de Câncer do HCP

O Núcleo de Registro Hospitalar de Câncer do Hospital de Câncer de Pernambuco é pioneiro na implantação do RHC no estado, atuando desde 1996 ininterruptamente. O setor possui acervo de 119.130 casos registrados no Banco de Dados SISRHC, relativos aos anos de 1995 a 2019, inclusive, destacando-se como a primeira instituição de Pernambuco a finalizar a tabulação dos dados de câncer relativos ao ano de 2019, conforme preconiza o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Atualmente o Núcleo é formado por cinco profissionais: A Coordenadora do Núcleo de Registro Hospitalar de Câncer, Aparecida Lima, as Registradoras: Adriane Cadete, Daisy Lopes, Fabiana Patrício, Maria Raphaela Maia (todas capacitadas pelo INCA) e, a jovem aprendiz, Kaline Nascimento.

equipecancer.jpeg