Vestidos com suas batas brancas, cerca de 20 estudantes da Uninassau bem que poderiam ter sido confundidos com quaisquer outros estudantes que circulam pela biblioteca do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Pequenos detalhes, no entanto, fizeram a diferença: com maquiagens e acessórios coloridos, os alunos, que fazem parte do curso de extensão em Clown vieram ao HCP, no último dia 21, para conhecer o hospital e levar a risoterapia até os pacientes.
“Vocês vão poder trazer a alegria e a esperança para essas pessoas, que estão enfrentando um tratamento longo e cansativo”, resumiu a superintendente Administrativa do HCP, Cláudia Barbosa. Graduandos nos cursos de farmácia, biomedicina, enfermagem e psicologia, os estudantes ainda participaram de uma palestra sobre os cuidados necessários para se evitar a transmissão de bactérias, ministrada pela gerente de Enfermagem do HCP, Alciete Cordeiro.
Acompanhados dos professores Givanildo Amâncio e Kilder Alves, que há 30 anos realiza ações em hospitais como o Doutor Pereba, os estudantes realizaram uma visita de reconhecimento nas enfermarias do HCP e conseguiram arrancar sorrisos enquanto brincavam com os pacientes. Embora opcional, o curso de extensão em Clown faz parte da grade curricular de cursos de saúde da Uninassau. “Essa atividade proporciona o resgate da alegria que muita vezes fica esquecida por causa da dor e do sofrimento”, opinou Kilder Alves.