Mês de atenção à saúde do homem

A força do homem está na saúde

Cuidar de si mesmo é um ato de força e amor pela própria vida. Homens de todas as idades precisam estar atentos à sua saúde e bem-estar para garantir uma vida plena e saudável.

Não espere o diagnóstico chegar, previna-se!

Entre 2023 e 2025, serão diagnosticados

72.000 homens

com câncer de próstata, por ano.

Fonte INCA

Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e não costuma apresentar sintomas. Por isso, as visitas ao urologista e a descoberta precoce são importantes.

Sintomas

Prevenção​

Entendendo os cânceres que afetam a região íntima masculina

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens e afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e responsável pela produção de parte do líquido seminal. Geralmente, é uma doença de evolução lenta e assintomática nas fases iniciais, por isso, exames preventivos, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, são fundamentais para o diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz.

Câncer de Bexiga

O câncer de bexiga se origina nas células que revestem o interior da bexiga. É mais comum em homens e, geralmente, está associado ao tabagismo e à exposição a produtos químicos. Os sintomas podem incluir sangue na urina, dor ao urinar e vontade frequente de urinar.

Câncer de Testículo

O câncer de testículo afeta os testículos, glândulas reprodutivas masculinas responsáveis pela produção de espermatozoides e hormônios. Embora seja raro, é mais comum em homens jovens entre 20 e 34 anos. Os principais sintomas incluem inchaço ou nódulo no testículo, dor ou desconforto e aumento do tamanho da mama.

Câncer de Pênis

Se localiza nas células da pele ou nos tecidos do pênis. É mais comum em homens com mais de 50 anos, especialmente em regiões com poucas condições de higiene. Os sintomas incluem feridas ou úlceras persistentes no pênis, dor e sangramento. A prevenção inclui cuidados com a higiene íntima e a adoção de práticas sexuais seguras.

Atenção: A informação existente neste site pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde.

Matérias

cancer-mama-homens
Homem também tem câncer de mama. Confira tudo que você precisa saber
Higiene-e-sexo-seguro--defesa-potente-na-prevenção-do-câncer-em-homens
Higiene e sexo seguro: defesa potente na prevenção do câncer em homens
O-papel-da-dieta-e-da-alimentação-no-tratamento-do-cânce-v2r
O papel da dieta e da alimentação no tratamento do câncer

Downloads

Cartaz