Novembro Azul chama atenção para câncer de próstata

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

carrossel-site.jpg

Novembro Azul: um mês inteiro para chamar a atenção dos homens para a importância dos cuidados gerais com a saúde e, em especial, do diagnóstico precoce quando o assunto é câncer de próstata. Embora seja tratável, estima-se que um a cada quatro homens diagnosticados com câncer de próstata irão morrer por causa da doença – principalmente por causa do diagnóstico tardio. Diante desse cenário, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) alerta para a necessidade da consulta anual com um médico urologista e da realização dos exames preventivos, quando houver indicação. 

“O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de próstata. Por isso, é importante ir ao urologista, para que seja avaliada a necessidade de se fazer os exames de rastreio. Para que o homem possa decidir, essa conversa precisa existir”, enfatiza o chefe do serviço de Urologia do HCP, dr. Rômulo Vasconcelos. Ir ao médico e fazer os exames recomendados irá possibilitar que o tumor seja detectado ainda em fase inicial. Dessa forma, será possível, também, avaliar se existe a indicação imediata do tratamento ou se é necessário apenas o acompanhamento da doença, no caso de tumores com desenvolvimento lento. 

De forma geral, todos os homens com mais de 50 anos devem fazer os exames de rastreio, que consistem na combinação de um exame de sangue simples, conhecido como PSA, e do toque retal. No caso de indivíduos que possuem parentes de 1º grau com a doença ou de homens negros, a recomendação é de que o exame seja feito a partir dos 45 anos. “O toque retal é importante porque cerca de 25% dos pacientes que têm câncer de próstata não apresentam alterações no PSA”, reforça dr. Rômulo.

Embora medidas objetivas de prevenção não estejam bem estabelecidas, atitudes de cuidado geral com a saúde devem ser estimuladas, pois auxiliam também na resposta ao tratamento, de acordo com dr. Rômulo. Entre elas estão a alimentação saudável e a prática constante de atividades físicas. "Doenças associadas como diabetes, obesidade e tabagismo podem prejudicar a resposta sexual após o tratamento, por exemplo”, pontua.

MATERIAL INFORMATIVO

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) apoia o Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata. Faça o download do nosso material informativo clicando aqui.

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FNQ logo

Redes Sociais