HCP inaugura Ambulatório de Pré-anestesia

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

 

destaque-1.jpg

A partir do próximo dia 11 de abril, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) passará a contar com um novo serviço: o Ambulatório de Pré-anestesia. No local, pacientes com indicação de tratamento cirúrgico serão avaliados por médicos anestesiologistas da instituição, que irão estabelecer o risco anestésico-cirúrgico, aumentando a segurança do paciente e diminuindo a chance de suspensões e adiamento de cirurgias. O Ambulatório de Pré-anestesia funcionará de segunda a sexta-feira, no mesmo espaço onde funcionam os ambulatórios de Urologia, Ortopedia e de Pélvis. 

O atendimento no local será realizado de segunda a sexta, em horários distintos. A ideia é que os pacientes sejam direcionados para o Ambulatório de Anestesia logo após a consulta que definir a realização da cirurgia. A solicitação de avaliação pré-anestésica deverá ser assinada pelo próprio médico cirurgião. O atendimento será feito no mesmo dia, se possível, ou na data do internamento, quando o paciente será considerado prioridade. Também serão considerados prioritários os pacientes que receberem a indicação de cirurgia enquanto estiverem internados na instituição. Nesse caso, caberá à equipe de Enfermagem acionar a equipe de anestesiologistas para que a visita pré-anestésica seja realizada na própria enfermaria. 

Na consulta com o médico anestesiologista, será realizada a avaliação pré-anestésica, que é obrigatória e possibilita a coleta tanto de informações importantes para a realização correta do procedimento anestésico quanto da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. De acordo com o coordenador do Serviço de Anestesia do HCP, dr. Breno Fonsêca, o principal objetivo é garantir a segurança do paciente. "Através dessa consulta, o médico irá conhecer o paciente, estratificar o risco e repassar todas as informações para que, no dia do procedimento, o anestesiologista possa traçar a melhor estratégia para ele", disse. 

METAS OMS 

A criação do Ambulatório de Pré-anestesia é um desdobramento da Meta 4, uma das metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – e que estão sendo adotadas pelo HCP. A Meta 4 visa "assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos". "Essa é uma forma de assegurar que os pacientes do HCP não sofrerão nenhum risco desnecessário e que ele também esteja ciente disso. O nosso objetivo, sempre, é a segurança do paciente", frisa a coordenadora de Gerenciamento de Risco do HCP, Renata Galindo.

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais