UPAE Arcoverde incentiva doação de sangue e de medula óssea

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

 

arcoverde-medula.jpg

A UPAE Arcoverde, em parceria com o Hemocentro do município, organizou a Semana do Doador de Sangue e de Medula Óssea. Dentre as atividades, destaque para a palestra “As Vidas Dentro de Você”, ministrada no último dia 27 de fevereiro, para pacientes, acompanhantes e funcionários, na própria unidade de pronto atendimento. A discussão foi conduzida pela assistente social do hemocentro, Maria Tereza Fernando.

No encontro, Maria Tereza falou sobre a importância de se tornar um doador e os critérios necessários. “Existem normas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde que são idade, peso, gozar de um bom estado de saúde, não ter doenças infecciosas, incapacitantes, neoplásicas, hematológicas e do sistema imunológico, além de não utilizar drogas injetáveis e outros”, esclareceu. Segundo ela, esse processo visa proteger o doador e também a pessoa que vai receber o sangue ou a medula óssea.

Também foi informada a necessidade de ampliar e manter atualizado o cadastro de doador de medula óssea. “Todos os candidatos são registrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), órgão vinculado ao Instituto do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro; e, para aumentar as chances de transplante, diversos países do mundo compartilham os seus cadastros de doadores”, explicou Maria Tereza.

arcoverde-medula-2.jpg

Ainda de acordo com ela, a chance de encontrar um doador compatível é de uma a cada 100 mil pessoas. “Mesmo assim, a probabilidade existe e pode estar bem mais perto do que pensamos”, afirmou. Durante o evento, Tereza relatou um caso de um doador de Arcoverde que foi compatível com uma paciente do Canadá e o transplante foi um sucesso. Ao final da palestra, colaboradores e pacientes participaram voluntariamente do cadastro de doador de medula óssea. “Estamos aqui estimulando a solidariedade”, disse Rejane Lima Sá, coordenadora da Educação Permanente da UPAE Arcoverde e coordenadora do encontro.

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais