Residência em Cancerologia Cirúrgica forma primeiro residente

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

tcr-cancerologia1.JPG

No mesmo mês em que completou 72 anos de fundação, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) comemorou a formatura do seu primeiro residente em Cancerologia Cirúrgica. O mérito é do médico paraibano dr. Wostenildo Crispim, que finalizou o programa de residência no último mês de março e apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) no último dia 22 de novembro. A data também foi a escolhida pelo médico residente dr. Kleber Garcia, que irá finalizar sua residência no próximo mês de fevereiro, para a apresentação do seu TCR.

Dr. Wostenildo iniciou sua residência no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, mas foi transferido para o HCP em 2016. Para ele, a quantidade de pacientes atendidos pela instituição e o empenho dos gestores e dos chefes de departamento estão entre os pontos fortes do programa de residência. “Eu saio daqui um médico melhor do que eu entrei. Todos os profissionais dessa instituição se preocupam em tratar bem os pacientes, que estão enfrentando uma doença difícil”, afirmou.

tcr-cancerologia2.JPG

Agora, o médico irá retornar definitivamente para a cidade de Patos, na Paraíba, local que deverá receber em breve uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). “A cirurgia oncológica é uma especialidade que está crescendo e que foi reconhecida esse ano como especialidade médica autônoma. As pessoas estão envelhecendo e vão precisar desses profissionais especializados”, reforçou. Em seu TCR, o médico abordou o impacto da videolaparoscopia diagnóstica em pacientes com tumores de estômago.

A residência em Cancerologia Cirúrgica do HCP foi a primeira opção do dr. Kleber Garcia quando se submeteu ao processo seletivo, em 2014. “Apesar de saber que seríamos os pioneiros e que passaríamos por algumas dificuldades, eu não me arrependo dessa escolha. Contamos com a ajuda de todo mundo. A expectativa é de que esse programa se torne uma referência nos próximos anos”, opinou. Em seu trabalho, o médico estudou a avaliação de metástases em linfonodos regionais em pacientes com melanoma cutâneo.

Para o coordenador do Programa de Residência em Cancerologia Cirúrgica do HCP, dr. João Karimai, um dos nove médicos que compõem o corpo clínico do serviço de Cirurgia Oncológica da instituição, a chegada dos residentes foi positiva para o hospital. “A presença deles exige do corpo clínico a atualização constante e o esforço para que o serviço possa melhorar. Eles foram residentes dedicados, interessados e que se engajaram no serviço e irão levar isso para o resto da vida”, afirmou.

Coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), dr. Luiz Henrique destacou o fato de que a Residência em Cancerologia Cirúrgica do HCP é a primeira escolha dos candidatos entre as instituições do SUS. “Isso ocorre por causa do grande volume cirúrgico que temos, da organização do departamento e do investimento que o HCP continua a fazer em ensino e em pesquisa”, reforçou. 

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais