Residentes em Cirurgia de Cabeça e Pescoço apresentam monografia

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

medica2.JPG

Os profissionais do Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) se reuniram, em novembro, para prestigiar a finalização da segunda turma de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço da instituição. No último dia 21, os médicos residentes dr. Gilberto Tenório, dra. Cibele Coelho e dra. Eduarda Penna apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Residência, última etapa da especialização. Agora oficialmente Cirurgiões de Cabeça e Pescoço, os novos especialistas serão responsáveis pelos cuidados dos pacientes com tumores malignos e benignos que atingem essas regiões.

As pesquisas do dr. Gilberto Tenório e da dra. Cibele Coelho traçaram, respectivamente, o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com câncer de boca e de orofaringe atendidos no HCP em 2014. Já o trabalho da dra. Eduarda Penna abordou a sistematização e a individualização do manejo pós-cirúrgico de pacientes com câncer bem diferenciado de tireóide. Presente nas apresentações, o superintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonsêca, agradeceu e parabenizou os residentes, reforçando o compromisso da instituição com o ensino e a pesquisa.

medico1.JPG

Com duração de dois anos, a residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço é oferecida pelo HCP desde 2014. Para participar, é necessário possuir residência em cirurgia geral ou em otorrinolaringologia. “Nós somos uma residência muito jovem e tudo isso é muito novo para um hospital que até pouco tempo atrás era apenas assistencialista. O HCP cresce muito com as residências, pois conseguimos deixar marcado na literatura médica o que foi feito na nossa região”, frisou o coordenador da Coordenação da Residência Médica (Coreme), dr. Luiz Henrique.

“A tendência é que a nossa residência vá melhorando anualmente. Antes, os médicos se especializavam em hospitais do Rio de Janeiro ou de São Paulo e, atualmente, temos residentes que vão para fora e escolhem voltar para esta casa. Estamos indo no caminho certo”, concordou o coordenador do programa de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, dr. Phelipe Cunha, que aproveitou a ocasião para parabenizar os residentes pelas pesquisas desenvolvidas.

De acordo com o Superintendente de Ensino e Pesquisa do HCP, dr. José Peixoto, é preciso continuar a incentivar as publicações para possibilitar o fortalecimento do ensino e da pesquisa na instituição. “As publicações são fundamentais para o que crescimento da instituição e é isso que precisamos incentivar”, afirmou. 

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais