Médicos participam do VII Simpósio Recife-Detroit

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

simposio3.JPG

Profissionais que atuam no tratamento do câncer se reuniram, nos dias 19 e 20 de abril, para participar do VII Simpósio Internacional de Oncologia Recife-Detroit. Já tradicional no calendário médico recifense, o evento fomentou a discussão sobre o manejo multidisciplinar do paciente com câncer, tema escolhido para esta edição. “É um orgulho para o Hospital de Câncer de Pernambuco poder receber esse evento e promover essa troca de experiências”, declarou o superintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonseca.

O VII Simpósio Recife-Detroit contou com a presença de médicos do HCP e de outras instituições locais, além de nomes como o do urologista cearense dr. Edson Pontes, um dos pioneiros no diagnóstico e tratamento de câncer de próstata; do patologista dr. Wael Sakr; e do cirurgião dr. Donald Weaver, ambos dos Estados Unidos. Mantendo a tradição, o encontro também promoveu a transmissão de uma cirurgia ao-vivo para os presentes na biblioteca.

No dia 19, mais de 80 médicos participaram da abertura do VII Simpósio Recife-Detroit, que ocorreu no Restaurante Spettus, em Boa Viagem. O superintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonseca, e o secretário de Saúde do Estado, dr. Iran Costa, participaram do evento.  Com o tema “Prostatectomia em maiores de 70 anos: uma visão da oncogeriatria”, a primeira palestra da noite foi ministrada pelo oncologista clínico Diogo Sales. Em seguida, dr. Edson Pontes, realizou uma apresentação intitulada “Wine and Health”, sobre a história do vinho e a sua colaboração para a medicina. 

 

simposio2.JPG

Na manhã do dia seguinte, residentes e profissionais se encontraram na Biblioteca do HCP, onde ocorreram sete mesas-redondas. Oncoginecologia, mama, urologia, tumores gastrointestinais, tumores de cabeça e pescoço, patologia torácica e ortopedia foram os temas abordados nos encontros, nos quais foram apresentados casos clínicos, seus métodos de tratamento e seus resultados, com abertura para discussões. Médicos especialistas, oncologistas clínicos, patologistas, radioterapeutas e residentes participaram das atividades.

simposio7.JPG

O SIMPÓSIO 

Em Pernambuco, O Simpósio Recife-Detroit é promovido pelo HCP em parceria com a instituição norte-americana Detroit International Research and Education Foundation. De acordo com o médico cearense dr. Edson Pontes, cirurgião sênior da fundação, o projeto também ocorre em outros lugares do mundo, como Índia, Egito e Turquia. “Além de conferências como essas, também levamos residentes de vários países para Detroit”, explicou. Aqui no Brasil, o simpósio também acontece no Ceará.

De acordo com o coordenador do Simpósio Recife-Detroit, dr. Felipe Dubourcq, o evento busca, a cada ano, promover a troca de experiências. “O objetivo da Detroit International é disseminar conhecimentos entre quem estuda medicina e quem é formador de opinião. Além disso, quando você coloca uma pessoa que é referência para atuar junto com residentes, você também alavanca a qualidade do ensino”, opinou. Além do HCP, o Hospital Getúlio Vargas também recebeu atividades do VII Simpósio Recife-Detroit.

 

simposio1.JPG

simposio4.JPG

simposio6.JPG

simposio5.JPG

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FNQ logo

Redes Sociais