Departamento de Mastologia do HCP amplia seus serviços e agora também realizará biópsia guiada por ultrassom em pacientes com lesões impalpáveis na mama

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

auladeusg3.jpeg

 

Uma das formas de se diagnosticar o câncer de mama, tumor maligno mais comum entre mulheres em todo o mundo, é a biópsia guiada por ultrassonografia (USG). No Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), instituição que é referência no tratamento desse tipo de tumor, esse serviço foi expandido, já que agora o Departamento de Mastologia também o realiza em lesões impalpáveis. A novidade irá diminuir o tempo de espera das pacientes pela realização da biópsia e foi possível graças a três fatores: a doação de uma máquina de ultrassonografia para o Departamento de Mastologia da instituição feita pela empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.; a aula prática de biópsia guiada por Ultrassonografia (USG) ministrado pela radiologista dra. Patrícia Cravo à equipe que integra o setor e, por fim, a doação de 30 agulhas feita pela empresa Axon Healthcare que possibilitou a realização treinamento.

A biópsia guiada por USG é um procedimento por meio do qual é feita uma punção do material do tumor com o auxílio de uma agulha fina (Punção Aspirativa por Agulha Fina - PAAF) e de uma agulha grossa (Biópsia por Agulha Grossa – Core Biopsy), conforme a necessidade indicada pelo USG. Nessa punção, fragmentos do tumor são coletados e o material segue para análise, que indicará os resultados da presença ou não do câncer. "A agulha que está ligada a uma pistola faz disparos e nesses disparos, fragmentos do tumor ficam dentro dela", explicou a coordenadora do departamento de mastologia do HCP, dra. Denise Sobral. Além de diminuir a fila de espera pelo exame, a expansão do serviço para o setor de mastologia contribui com a agilidade no diagnóstico precoce do câncer de mama, fator fundamental para se alcançar a cura. "A gente vai aumentar o número de profissionais que fazem o procedimento no HCP. Em menos de 30 dias a paciente já receberá o resultado e, em caso de câncer de mama, já será iniciado o tratamento. Nós adiantamos o diagnóstico e tiramos a paciente do terror de estar carregando uma lesão sem saber exatamente o que é", pontuou a médica.

 

Aula prática

Realizada no último sábado de junho (29), o treinamento de biópsia por ultrassonografia foi ministrado voluntariamente por dra. Patrícia Cravo, que é referência em radiologia intervencionista em Pernambuco e no Brasil. Participaram do curso dez profissionais que integram a equipe de mastologia do HCP, incluindo os residentes. Também foram beneficiadas 11 pacientes da instituição que estavam precisando do procedimento.

"Essa assessoria serviu como ponto de partida para um novo aprendizado, para que se possa dar assistência à população, que é carente desse serviço. Conheço vários médicos do HCP e a parceria é no sentido de ter uma conduta multidisciplinar dentro e fora do hospital. Como a equipe de mastologia ganhou o equipamento e precisava do auxílio, disponibilizei a aula para que os pacientes sejam ainda mais beneficiados", pontuou a radiologista. "Dra. Patricia é uma pessoa que colabora muito com o HCP, ela sempre vem para nos ajudar. Acho que é importante enaltecer esses profissionais que vêm voluntariamente e contribuem com nosso serviço", elogiou dra. Denise.

auladeusg.jpeg

 

Doações

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que atende os pacientes de Pernambuco e de outros estados por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Por esse motivo, precisa de doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento integral e humanizado aos pacientes. Para a coordenadora de captação de recursos do HCP, Norma Bravo, a doação da máquina de ultrassonografia para o setor de mastologia "assim como outras doações, ajuda o HCP a continuar com sua missão, que é acolher e cuidar de pessoas com câncer".

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais